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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q114825 | Pedagogia
Banca: CETAPVer cursos
Ano: 2012
Órgao: Pref Belém (PA) - Prefeitura Municipal de Belém

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Nos termos do Art. 30 da Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010, destacado no quadro seguinte, pode-se entender que é função da escola formar sujeitos alfabetizados e letrados, nas “diversas formas de expressão”, para garantir a “continuidade da aprendizagem”. No entanto, há alunos que progridem para os anos subsequentes do Ensino Fundamental sem saber ler e compreender o sentido da mensagem de um texto. Tal fato inviabiliza o acesso ao conhecimento sistematizado e escrito das diferentes áreas e disciplinas do currículo escolar.

Art. 30 – Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:

I – a alfabetização e o letramento;

II. o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia;

III. a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

Fonte: Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010.

Diante do exposto, disserte sobre o tema, exemplificando como deveria ser um dia de aula, com situação didática para favorecer a aprendizagem da leitura, apresentando o objetivo e as atividades a serem desenvolvidas em uma turma de 30 alunos do Ensino Fundamental, cuja avalição realizada, pelo(s) professor(es), identificou que 10 alunos não demonstravam compreender a mensagem dos textos que liam. Escolha o ano e a disciplina do currículo escolar em que a situação didática será desenvolvida.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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