Nos termos do Art. 30 da Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010, destacado no quadro seguinte, pode-se entender que é função da escola formar sujeitos alfabetizados e letrados, nas “diversas formas de expressão”, para garantir a “continuidade da aprendizagem”. No entanto, há alunos que progridem para os anos subsequentes do Ensino Fundamental sem saber ler e compreender o sentido da mensagem de um texto. Tal fato inviabiliza o acesso ao conhecimento sistematizado e escrito das diferentes áreas e disciplinas do currículo escolar.
Art. 30 – Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I – a alfabetização e o letramento;
II. o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia;
III. a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Fonte: Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010.
Diante do exposto, disserte sobre o tema, exemplificando como deveria ser um dia de aula, com situação didática para favorecer a aprendizagem da leitura, apresentando o objetivo e as atividades a serem desenvolvidas em uma turma de 30 alunos do Ensino Fundamental, cuja avalição realizada, pelo(s) professor(es), identificou que 10 alunos não demonstravam compreender a mensagem dos textos que liam. Escolha o ano e a disciplina do currículo escolar em que a situação didática será desenvolvida.
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Empregue a tira a seguir em uma situação de aprendizagem vivenciada, destacando 02 (duas) problemáticas apresentadas no discurso das personagens. Sugira, ainda, 01 (uma) ação corretiva para cada problemática identificada.

Nos termos do Art. 30 da Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010, destacado no quadro seguinte, pode-se entender que é função da escola formar sujeitos alfabetizados e letrados, nas “diversas formas de expressão”, para garantir a “continuidade da aprendizagem”. No entanto, há alunos que progridem para os anos subsequentes do Ensino Fundamental sem saber ler e compreender o sentido da mensagem de um texto. Tal fato inviabiliza o acesso ao conhecimento sistematizado e escrito das diferentes áreas e disciplinas do currículo escolar.
Art. 30 – Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I – a alfabetização e o letramento;
II.…
Segundo informações do Portal do MEC (2011), para que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de uma escola cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Analise os dados do INEP/MEC sobre os resultados do IDEB da Escola Y nos anos de 2005, 2007, 2009 e sua meta para 2011, expostos na Tabela 1, e redija uma proposta que poderia ser executada, nesta escola, para elevação do IDEB a partir de 2011.
Tabela 1: Resultado do IDEB – EscolaY
| 2005 | 2007 | 2009 | Meta para 2011 |
| 3,3 | 3,5 | 3,8 | 4,1 |



