Analise o seguinte caso hipotético: “Na condição de Analista de Trânsito – Administrador do DETRAN-RO você recebeu um grupo de estudantes de jornalismo que pretende entender como se realiza o planejamento orçamentário no âmbito da administração pública brasileira”.
Redija um único texto dissertativo, coeso, claro e conciso que esclareça as seguintes dúvidas dos estudantes:
A) O que é PPA, LDO e LOA nos termos da Constituição Federal e qual a vigência desses instrumentos de planejamento?
B) O Princípio da Totalidade contraria o Princípio da Unidade previsto na Lei nº 4.320/64?
C) Por que o orçamento no Brasil é classificado como “misto”?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em relação ao Princípio Orçamentário da Não Vinculação ou Não Afetação das receitas, explane sua visão sobre o princípio, sobre o grau de liberdade que o gestor público tem ao pensar o orçamento e se esse princípio tem aplicação prática, real, nos orçamentos públicos atuais.
A Lei Complementar nº 101/2000 estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
Considerando o disposto na Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
• transferências voluntárias;
• destinação de recursos públicos para o setor privado.
Imagine que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios tenha alcançado o limite prudencial de despesas com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, como um desembargador do órgão veio a se aposentar, abrindo vaga no Tribunal, surgiu a dúvida quanto à possibilidade de preenchimento do cargo.
Tendo como base os conhecimentos acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal e suas alterações, discorra sobre o que se pede a seguir:
1- O que é o limite prudencial e como ele interfere no provimento de cargos públicos?
2- O não preenchimento do cargo de desembargador do Tribunal viola algum dispositivo constitucional?



