Após acidente de trânsito, determinado servidor público que ocupa cargo de enfermeiro apresentou diminuição significativa da acuidade visual. Com base no Decreto n.º 3.298/1999, a junta médica oficial, por meio de laudo oftalmológico, enquadrou legalmente o servidor como deficiente visual, e ele foi, então, encaminhado para programa de readaptação profissional (PRP). As avaliações realizadas no âmbito desse programa indicaram que o servidor em questão deveria exercer atividades de triagem em pronto-socorro de hospital. No entanto, o servidor não conseguiu exercer satisfatoriamente as atribuições da nova função e afastou-se várias vezes do trabalho por motivo de saúde. Em razão disso, o servidor procurou os responsáveis pelo PRP e alegou que as novas atribuições eram incompatíveis com sua capacidade laborativa. Em resposta, os responsáveis pelo PRP limitaram-se a informar ao servidor que ele deveria adaptar-se à nova atividade para não prejudicar o serviço.
Considerando essa situação hipotética, redija um texto dissertativo acerca da decisão dos responsáveis pelo PRP. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
< ergonomia e carga de trabalho; [valor: 10,00 pontos]
< absenteísmo por motivo de saúde no serviço público; [valor: 8,00 pontos]
< classificação de incapacidade laborativa; [valor: 10,00 pontos]
< readaptação profissional. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O órgão X, integrante da administração pública do DF, realizou licitação para a contratação de determinado serviço, pelo prazo de 2 anos. Na licitação, consagrou-se vencedor o consórcio ALFA, que, formado por duas empresas de pequeno porte (EPP), apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 25 milhões. Decorridas todas as fases da licitação, com a celebração do respectivo contrato administrativo, a empresa BETA, que não participara do certame, apresentou denúncia ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) embasada em supostas irregularidades que teriam ocorrido na referida licitação e no seu respectivo contrato, a seguir descritas.
→ O edital da licitação não autorizava a participação …
O Tribunal de Contas de determinado estado da Federação editou ato normativo com a seguinte redação:
Art. 1.º O Tribunal de Contas, no exercício do controle externo, poderá:
I – examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder público estadual;
II – sustar os contratos administrativos submetidos à sua apreciação.
Art. 2.º Os órgãos ou entidades públicas estaduais ficam obrigados a encaminhar cópia de edital de licitação já publicado, independentemente de prévia solicitação, para exame do Tribunal.
Art. 3.º As decisões do Tribunal de Contas que impliquem imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo judicial.
Art. 4º Nenhum dado gerado pel…
Durante a realização de vistoria a uma ponte do município X, a defesa civil municipal identificou a presença de fissuras visíveis e risco de colapso, motivo por que emitiu um relatório técnico recomendando a imediata manutenção da ponte. Apesar da recomendação formal, o município X não adotou as providências no prazo adequado. Meses depois, durante o usual período de chuvas da região, o qual não foi mais chuvoso que o normal, a ponte desabou, causando prejuízos materiais e pessoais para os moradores que utilizavam a via diariamente. Um dos cidadãos afetados pelo desabamento ajuizou ação de indenização contra o município, alegando omissão específica na manutenção da obra pública. A defesa do …



