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Q111750 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: Pref SL - Prefeitura Municipal de São Luís
Cargo: Professor de Nível Superior - Pref SL

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Júlia, de seis anos de idade, foi diagnosticada com síndrome de Usher — síndrome hereditária rara que afeta as células do ouvido interno e as células fotorreceptoras da retina. Para subsidiar o trabalho da equipe pedagógica, no que se refere ao planejamento de atividades de apoio à aprendizagem da criança, foram disponibilizadas as seguintes informações constantes dos documentos escolares de Júlia.

I A criança sofre de perda auditiva severa congênita associada à baixa visão; o campo visual é restrito e tem progredido para a perda progressiva da visão.

II A criança apresenta leve desequilíbrio quando se levanta, quando se senta ou quando se vira bruscamente de um lado para o outro.

III A criança não demonstra limitações no desenvolvimento motor nem apresenta deficiência mental.

IV Devido às suas características peculiares, a criança necessita de apoio para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de mobilidade.

Considerando essa situação hipotética, redija um texto dissertativo abordando as características sindrômicas apresentadas por Júlia [valor: 1,50 ponto], bem como aponte estratégias pedagógicas que devem ser adotadas para estimular o desenvolvimento das habilidades comunicativas [valor: 4,00 pontos] e o desenvolvimento das habilidades de mobilidade da criança [valor: 4,00 pontos].


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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