Júlia, de seis anos de idade, foi diagnosticada com síndrome de Usher — síndrome hereditária rara que afeta as células do ouvido interno e as células fotorreceptoras da retina. Para subsidiar o trabalho da equipe pedagógica, no que se refere ao planejamento de atividades de apoio à aprendizagem da criança, foram disponibilizadas as seguintes informações constantes dos documentos escolares de Júlia.
I A criança sofre de perda auditiva severa congênita associada à baixa visão; o campo visual é restrito e tem progredido para a perda progressiva da visão.
II A criança apresenta leve desequilíbrio quando se levanta, quando se senta ou quando se vira bruscamente de um lado para o outro.
III A criança não demonstra limitações no desenvolvimento motor nem apresenta deficiência mental.
IV Devido às suas características peculiares, a criança necessita de apoio para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de mobilidade.
Considerando essa situação hipotética, redija um texto dissertativo abordando as características sindrômicas apresentadas por Júlia [valor: 1,50 ponto], bem como aponte estratégias pedagógicas que devem ser adotadas para estimular o desenvolvimento das habilidades comunicativas [valor: 4,00 pontos] e o desenvolvimento das habilidades de mobilidade da criança [valor: 4,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um pedagogo foi contratado para elaborar uma proposta de projeto de curso para a formação de educadores sociais na área dos direitos da infância e da juventude, tendo recebido as seguintes orientações:
-
- o propósito do curso é capacitar educadores sociais para o exercício de suas funções;
- o curso deverá ser realizado na modalidade à distância, com carga horária total de 60 horas;
- o curso deverá ser realizado por meio de um dos seguintes modelos de desenho autoinstrucional: MOOC (massive open online courses — em português, cursos online, abertos e massivos) ou trilhas de aprendizagem;
- os recursos pedagógicos que poderão ser utilizados são: videoaulas, podcasts, textos ou pesquisas;
- para o de…

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …
A independência do Brasil, quando se torna inevitável, é empreendida pela metrópole colonial, que translada para cá a parcela mais vivaz e representativa das classes dirigentes lusitanas e sua burocracia mais competente. Aqui sediada, se mimetiza de brasileira e tão bem organiza a independência para si mesma que continua regendo o Brasil por oitenta anos mais. No curso dessas décadas, enfrenta e vence todos os levantes populares, matando seus líderes ou os anistiando e se incorporando sem ressentimento ao grupo dominante.
Darcy Ribeiro. O povo brasileiro — a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, 1995 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto apresentado, redija um texto ac…



