Disserte sobre a função de fiscalização exercida pelos órgãos legislativos conjuntamente com os Tribunais de Contas, abordando os aspectos a seguir apontados e destacando, sempre que cabível, a estruturação para tanto existente no âmbito do Estado de São Paulo e o papel do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado nesse contexto:
- a inserção da função no sistema constitucional de separação de poderes;
- formas de fiscalização e critérios adotados para exercício do controle daí decorrente;
- objetos e sujeitos que se submetem ao controle;
- a aplicação de sanções pelos órgãos legislativos e Tribunais de Contas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…
Os procedimentos de auditoria interna constituem exames e investigações, incluindo testes, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações. Numa auditoria, houve a necessidade de realizar testes para a obtenção de informações para fundamentar os resultados da auditoria interna quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema de informações do órgão auditado.
Acerca da situação apontada na situação hipotética, responda:
a) qual o tipo de teste é aplicável nesse caso?
b) O que são informações suficientes, adequadas, relevantes e úteis?
Dentre fontes de informação que podem ser aproveitadas pelo Analista de Controle Externo – Especialidade Contabilidade está a utilização dos trabalhos de auditoria interna. Os procedimentos de auditoria interna constitui em exames investigações que permitem a obtenção de subsídios para fundamentar conclusões e recomendações. Nos termos do dispositivo na NBC TI 01 emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, discorra sobre os testes que podem ser feitos, três finalidades e os procedimentos que podem ser considerados na sua aplicação.



