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Q103938 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática60 linhas

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Controles internos e tribunais de contas de diversos entes federativos têm destinado atenção aos restos a pagar, dada a sua utilização para gerenciar o caixa dos governos, o que, consequentemente, resultou em uma drástica evolução dos estoques de restos a pagar, desde meados de 2001. Com essa evolução, o resultado primário tem sido afetado, devido às diversas formas utilizadas para realizar seu cálculo.

Além disso, em exercícios seguintes à inscrição dos restos a pagar, os entes federativos têm utilizado o cancelamento de restos a pagar para auferir liberação de orçamento e efetuar novos gastos. Isso tem afetado os gastos mínimos em ações de educação, saúde e segurança, uma vez que, em determinado período, com a inscrição em restos a pagar, cumpre-se o mínimo em determinadas ações e, em períodos seguintes, com seu cancelamento, os gastos mínimos não são efetivamente atingidos.

Um exemplo disso são os gastos com educação: os estados têm de cumprir um mínimo de gastos nesse segmento; assim, empenham despesas (liquidam em restos a pagar) a serem pagas em períodos futuros, com suficiência financeira; nos períodos futuros, entretanto, eles cancelam determinados restos a pagar e liberam orçamento.

Tendo as informações do texto acima como referência inicial, considere os seguintes fatos hipotéticos, ocorridos na administração pública de determinado estado da Federação.

I Um gestor determinou, em dezembro de 2015, a inscrição, em restos a pagar, da quantia de R$ 1.500.000, tendo restado em caixa o saldo de R$ 1.250.000. Desse saldo, a quantia de R$ 250.000 está destinada ao pagamento de benefícios previdenciários.

II Adicionalmente, esse gestor cancelou da conta restos a pagar a quantia de R$ 500.000, referente a 2014, prevista para gastos em ações e serviços públicos em saúde.

Considerando as informações apresentadas, elabore um parecer fundamentado, sempre que necessário, na Lei de Responsabilidade Fiscal e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (6.ª ed.) a respeito das ações realizadas pelo referido gestor. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 limites para a inscrição em restos a pagar; [valor: 6,50 pontos]
2 depósito das disponibilidades de caixa dos benefícios previdenciários; [valor: 6,50 pontos]
3 aplicação do valor cancelado da conta restos a pagar. [valor: 6,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Na elaboração do projeto de lei orçamentária anual (LOA) para o exercício financeiro X, o órgão orçamentário Y do Poder Executivo federal, no exercício de suas competências institucionais, identificou os seguintes eventos e necessidades:

I a União receberá o montante de R$ 12 bilhões como pagamento de outorgas pela concessão de rodovias federais;

II a proposta orçamentária encaminhada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) extrapolou os limites estipulados na lei de diretrizes orçamentárias (LDO);

III deverá ser consignada para a empresa estatal independente W a dotação orçamentária de R$ 3 bilhões, destinada a despesas de custeio;

Considerando a situação hipotética apresentad…

As seguintes situações se referem a determinado órgão público.

 I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 serão pagos em janeiro de 20X2.

II Em janeiro de 20X2 serão recebidos e pagos os medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1.

III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 serão pagos também em dezembro de 20X1.

Tendo por base essas situações hipotéticas, responda ao que se pede a seguir.

  1. Conceitue restos a pagar e estabeleça a distinção entre os tipos existentes. [valor: 3,50 pontos]
  2. Cite para cada uma das três situações expostas no enunciado, em que situação as despesas se encontram: restos a pagar processados, não processados, despesas empenhadas,…

A União planeja executar as seguintes despesas no mesmo exercício financeiro:

I aquisição de terreno necessário para as obras de um novo hospital público que será construído;

II compra de um prédio já pronto, destinado à instalação de repartição pública;

III repasse de recursos da União a determinado estado para a construção de moradia popular.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo com base na Lei n.º 4.320/1964 e na Lei Complementar n.º 101/2000, no qual sejam abordados os seguintes aspectos:

1 enquadramento da natureza de cada uma das despesas — de capital ou corrente; [valor: 4,75 pontos]

2 classificação de cada uma das três despesas conforme a categ…

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