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Q100768 | TI - Redes de Computadores
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2013
Órgao: MPU - Ministério Público da União
Cargo: Analista do Ministério Público da União

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Em procedimento de rotina, o técnico responsável por uma rede realizou uma captura de tráfego em uma das portas do switch de camada 3, que interliga a rede ao backbone de fibra ótica da organização. Nessa captura, dois fatos chamaram a atenção do técnico: o switch vazava tráfego, isto é, o tráfego das outras portas apareceu na captura, e foi detectada uma varredura de ARP na rede. Tratava-se de um switch de fabricante de pouca expressão, que já havia saído do mercado. O técnico fez login no equipamento e verificou configurações sem encontrar modificações ou alterações além da utilização excessiva de CPU e memória. Na sequência, os achados foram reportados ao centro de operações da rede que informou que tudo corria normalmente, exceto por uma infecção de malware em várias outras subredes da organização, e acrescentou que não dispunha de equipamento para capturar o tráfego na fibra do backbone.
Foram formuladas duas hipóteses para explicar o que foi observado:
a) o switch foi invadido e o atacante realizava varredura procurando novos alvos;
b) o malware presente nas outras subredes, ao tentar se propagar na organização, saturava o switch e a varredura seria efeito de segunda ordem.
Com base nas informações descritas na situação hipotética acima, redija um texto dissertativo que avalie as hipóteses formuladas e proponha formas de testar qual das duas hipóteses está correta. Ao elaborar seu texto, responda, necessariamente, aos seguintes questionamentos.
►Quais os elementos que justificam, ou não, cada uma das hipóteses? [valor: 14 pontos]
►Qual o teste adequado, e possível na situação descrita, para cada uma das hipóteses? [valor: 14 pontos]
►Qual dos testes deve ser realizado primeiro, e por quê? [valor: 10 pontos]
Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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