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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 94444
Data de envio:
10/12/2025
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Trata-se de uma auditoria realizada pela Controladora Geral do Estado de São Paulo (CGE SP), tendo como objeto os bens do ativo imobilizado da Secretaria Estadual XYZ. Nesse contexto, foram avaliados o equipamento n.º 10.459 e o edifício sede da secretaria, e seus respectivos valores registrados.
Inicialmente, a doutrina descreve que os ativos imobilizados são avaliados pelo potencial de benefícios econômicos ou de serviços. Além disso, leva-se em conta durante a mensuração fatores como: vida útil, valor residual, valor contábil, valor justo, valor líquido de venda, valor justo, depreciação e perda de recuperabilidade.
No que tange o equipamento n.º 10.459, foi observado que o método de depreciação foi realizado corretamente. Ele foi adquirido por R$ 35 mil e após dedução de R$ 7 mil (valor residual) encontramos o valor depreciável de R$ 28 mil. Em seguida, após 24 meses da compra, o valor contábil era de R$ 29 mil, enquanto que os valores de uso e de mercado era R$ 27 mil e R$ 25 mil, gerando uma perda de recuperabilidade no valor do ativo imobilizado que não fora registrada pela secretaria.
Quanto ao edifício sede da secretaria, nota-se que o cálculo da depreciação foi realizado de forma incorreta. Segundo a doutrina, existem diversos métodos de depreciação do valor do ativo imobilizado, dentre eles temos o da linha reta, o da soma dos dígitos e o das unidades produzidas. Nesse sentido demonstra-se que o edifício fora reavaliado por R$ 15,625 milhões, com vida útil de 300 meses e valor residual de R$ 3,125 milhões. Porém, o valor contábil de R$ 13,437 milhões, apresentado 42 meses após a data da reavaliação, não corresponde à realidade, uma vez que o valor correto seria de R$ 13,875 milhões. Ademais, caso fosse realizado o teste de recuperabilidade, seria verificado que o valor de mercado era de R$ 15 milhões, ou seja, superior ao valor contábil.
Por fim, após a conclusão da auditoria realizada pela CGE SP nos bens do ativo imobilizado da Secretaria Estadual XYZ, recomenda-se que seja adotado periodicamente o teste de recuperabilidade dos ativos imobilizados. Além disso, deve-se recalcular a depreciação do edifício sede da secretaria. E assim, a partir das medidas recomendadas garantir a fiel representação dos valores dos ativos descritos.

Correção

Tópico 1: Nota: 100% — Descreveu, de forma sucinta, o objeto (ativo imobilizado da Secretaria XYZ) e os fatos observados (equipamento nº 10.459 e edifício-sede), atendendo integralmente ao conceito 3.

Tópico 2: Nota: 80% — Quesito 2.1: apresentou parte do cálculo (custo, valor residual e valor depreciável) e identificou corretamente a perda de recuperabilidade, mas não detalhou a cota mensal e a depreciação acumulada e indicou valor contábil incorreto (R$ 29 mil em vez de R$ 29,4 mil). Quesito 2.2: calculou corretamente a depreciação do prédio (VCL correto de R$ 13,875 milhões), identificando a discrepância por não abatimento do residual, e mencionou adequadamente o valor de mercado, atendendo ao conceito 4.

Tópico 3: Nota: 100% — Emitiu recomendações corretas e suficientes para ambos os fatos: realizar teste de recuperabilidade e revisar o cálculo de depreciação do edifício, atendendo ao conceito 4.

Erros de grafia: Há erro de grafia em "Controladora Geral do Estado de São Paulo" [linha 1]. O correto seria "Controladoria Geral do Estado de São Paulo". Há erro de grafia em "edifício sede" [linha 8]. O correto seria "edifício-sede". Há erro de grafia em "edifício sede" [linha 13]. O correto seria "edifício-sede".

Erros de morfossintaxe: Houve erro de regência no trecho "No que tange o equipamento n.º 10.459" [linha 6]. O mais adequado seria "No que tange ao equipamento n.º 10.459". Houve erro de concordância verbal no trecho "os valores de uso e de mercado era R$ 27 mil e R$ 25 mil" [linha 7]. O mais adequado seria "os valores de uso e de mercado eram R$ 27 mil e R$ 25 mil". Houve erro de pontuação no trecho "Nesse sentido demonstra-se que o edifício..." [linha 9]. O mais adequado seria "Nesse sentido, demonstra-se que o edifício...". Houve inadequação de estrutura frasal no trecho "E assim, a partir das medidas recomendadas garantir a fiel representação..." [linha 14]. O mais adequado seria "Assim, a partir das medidas recomendadas, busca-se garantir a fiel representação..."

Nota final: 86%

Correção ID 94440
Data de envio:
10/12/2025
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Conforme especificado no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Audi-
toria Interna governamental da Controladoria geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), a
auditoria interna governamental é a atividade independente de avaliação ou consulto-
ria que visa agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Além disso,
busca avaliar e melhorar a eficácia da governança, da gestão de risco e dos controles
internos. Ela é realizada com base em uma abordagem sistemática e disciplinada. A
auditoria interna tem como público- alvo a alta administração e o conselho, se existir, enquan-
to a auditoria externo é desenvolvida para as partes interessadas ("stakeholders") extremos externos,
como outros poderes da federação, órgãos governamentais, credores e investidores
As principais atividades desempenhadas na auditoria interna são a avaliação e
a consultoria. A avaliação tem o objetivo de emitir opiniões e conclusões independentes sobre
o objeto da auditoria. Ademais, a demanda surge por parte da Unidade de Auditoria Im-
terna governamental (UAIG) e os objetivos e escopo da auditoria são definidos por ela
O intuito é fiscalizar e agregar valor às unidades auditadas e há três tipos de avaliação:
Conformidade; financeira; e operacional. A de conformidade tem o objetivo de verificar se
o objeto de auditoria está de acordo com as normas que o rege. Nesse sentido, é uma
avaliação de legalidade e legitimidade. A avaliação financeira visa examinar as de -
monstrações contábeis de determinado órgão ou entidade da administração pública. O in-
tuito é averiguar se as demonstrações estão de acordo com os princípios contábeis e normas
aplicáveis para proporcionar certeza razoável quanto à fidedignidade das demonstrações, Por
fim, a avaliação operacional investiga a eficácia, eficiência e efetividade de atividades, por
políticas públicas de processos. Ela busca analisar se os objetivos estão sendo alcançados
e visa fazer com que a unidade auditada aumente seu desempenho e melhore suas ati-
vidades e projetos. A atividade de consultoria é caracterizada pelo apoio ao órgão ou en-
tidade para aprimorar as operações. A consultoria pode consistir em um assessoramento,
tido como uma orientação à unidade, um treinamento, o qual busca aperfeiçoar
os processos de governança, gestão de riscos e controles internos, e em uma facili-
tação, a qual visa facilitar a discussão sobre governança, gestão de riscos e controles
internos. A vos consultoria é solicitado pelo órgão ou entidade e o escopo e objetivo
são definidos em conjunto pelo solicitante e pela UAIG. Frisa-se que na consultoria, a UAIG não deve assumir o papel do gestor. A função dela é oferecer suporte , tirar
dúvidas e auxiliar, não decidir pelo gestor. Assim, tanto na avaliação quanto na con-
sultoria é imprescindível montes a independência e a objetividade.
Para que essas atividades sejam desenvolvidas, elas precisam constar no Plano
de Auditoria Interna (PAINT), o qual é elaborado baseado com base em riscos. Dessa for-
ma, dentro do universo de auditoria, as objetos com maior risco são escolhidos. As-
sim, as auditorias passam pelo processo de planejamento, execução, comunicação dos re-
sultados e monitoramento. O planejamento consiste na definição do escopo, objetivos,
testes, técnicas de auditoria e recursos necessários. Na atividade de avaliação a UAIG ele-
ge esses pontos, enquanto na consultoria, eles são definidos em conjunto com a unidade
que solicitou o serviço. A etapa da execução é representada pela coleta de evidências,
pela realização dos testes, pela elaboração dos achados de auditoria e, por fim, pela dis-
cussão dos achados e recomendações com a unidade. A fase de comunicação dos resulta-
dos consiste na elaboração do relatório final com as anotações, conclusões e recomenda-
ções. Por sua vez, o monitoramento é o acompanhamento das recomendações.
Na etapa da execução devem ser aplicadas as técnicas de auditoria, una
vez que elas são aplicadas para avaliar a situação observada com o critério apli-
cável. Nesse sentido, sustentamos achados de auditoria. O Manual de Orientações Téc-
nicas da CGE-SP elenca diversas técnicas, dentre elas é possível citar a inspeção,
a qual consiste na verificação física ou visual para confirmar a existência e a
conformidade de determinado ativo ou objeto, a observação, que representa o ato passi-
vo de acompanhar certa atividade ou processo para verificar a aderência às normas,
e o recálculos técnica focada em calcular novamente para garantir que os valo -
res apresentados estão corretos. Há também a técnica da reexecução, a qual consiste
em repetir controles e processos para testar a efetividade, do procedimento analiti
co , que analisa relações e variações entre dados para verificar inconsistências e tendên -
cias, e da indagação , a qual consiste em fazer perguntas. O Manual de CGE -SP tam
bém cita as técnicas de análise documental, confirmação externa, rastreamento e " ben-
chmarking". Assim, o Manual apresenta e define a auditoria interna governamental e descreve as
atividades e procedimentos a serem desenvolvidos no processo de auditoria

Correção

Tópico 1: Nota: 25% — Atendeu ao conceito de auditoria interna (atividade independente de avaliação e consultoria, abordagem sistemática para governança, riscos e controles). Não abordou as três especificidades exigidas: (a) accountability nas três dimensões; (b) melhoria dos serviços públicos por meio da avaliação de programas e desempenho; (c) proteção do patrimônio público.

Tópico 2: Nota: 67% — Abordou de forma adequada avaliação (com os três tipos: conformidade, financeira e operacional, com definições corretas) e consultoria (finalidade, solicitação, alcance e tipos: assessoramento, treinamento e facilitação), preservando a objetividade do auditor. Não tratou da apuração.

Tópico 3: Nota: 100% — Discorreu sobre 5 ou mais técnicas previstas no Manual, com explicações: inspeção, observação, recálculo, reexecução, procedimentos analíticos e indagação; ainda mencionou análise documental, confirmação externa, rastreamento e benchmarking.

Erros de grafia: Há erro de grafia em "Controladoria geral" [linha 2]. O correto seria "Controladoria Geral". Há erro de grafia em "gestão de risco" [linha 5]. O correto seria "gestão de riscos". Há erro de grafia em "público- alvo" [linha 7]. O correto seria "público-alvo". Há erro de grafia em "extremos" [linha 8]. O correto seria "externos" (e sem repetição). Há erro de grafia em "demonstrações" (grafado como "de - monstrações") [linha 18]. O correto seria "demonstrações". Há erro de grafia em "A vos consultoria" [linha 29]. O correto seria "A consultoria". Há erro de grafia em "suporte , tirar" [linha 30]. O correto seria "suporte, tirar". Há erro de grafia em "una vez" [linha 45]. O correto seria "uma vez". Há erro de grafia em "recálculos técnica" [linha 52]. O correto seria "recálculo, técnica". Há erro de grafia em "analiti co" [linha 54-55]. O correto seria "analítico". Há erro de grafia em "indagação , a" [linha 56]. O correto seria "indagação, a". Há erro de grafia em "Manual de CGE -SP" [linha 56]. O correto seria "Manual da CGE-SP". Há erro de grafia em '" ben- chmarking"' [linhas 57-58]. O correto seria "benchmarking".

Erros de morfossintaxe: Houve erro de concordância no trecho "a auditoria externo é desenvolvida" [linha 8]. O mais adequado seria "a auditoria externa é desenvolvida". Houve erro de construção no trecho "por políticas públicas de processos" [linhas 21-22]. O mais adequado seria "por políticas públicas e processos". Houve erro de concordância e regência no trecho "A vos consultoria é solicitado" [linha 29]. O mais adequado seria "A consultoria é solicitada". Houve inadequação lexical no trecho "montes a independência" [linha 32]. O mais adequado seria "manter a independência". Houve redundância/vício de linguagem no trecho "elaborado baseado com base em riscos" [linha 34]. O mais adequado seria "elaborado com base em riscos". Houve erro de concordância no trecho "as objetos com maior risco" [linha 35]. O mais adequado seria "os objetos com maior risco". Houve erro de concordância e artigo no trecho "sustentamos achados de auditoria" [linha 47]. O mais adequado seria "sustentam os achados de auditoria".

Nota final: 64%

Correção ID 94438
Data de envio:
09/12/2025
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O gerenciamento de problemas na ITIL V4 tem como poco identificar, analisar e eliminar as causas-raiz de incidentes recorrentes, atua de forma proativa e preventiva. A reatividade identifica o problema analisando os incidentes, exemplo: impacto da lentidão. Posteriormente, é realizado o diagnóstico com identificação da causa-raiz que pode ser um erro de código somente encontrado quando tem alta carga. Registro e solução de contorno o tima, cria um erro conhecido e depois é feito a eliminação do definitiva do erro.
O gerenciamento de nível de serviço garante que todos os serviços de TI, seu desempenho e a experiência do cliente centro de alinhamento com as necessidades do negócio e com os acordos firmados que podem ter 95% de disponibilidade mensal. Posteriormente, monitora o desempenho do serviço dos acodos do nível de serviço em 91% de disponibilidade. Após, revisão e melhoria continua que o gerenciamento de nível de serviço é o agente de correção que foca no valor e progride iterativamente com feedback e possui o ciclo de melhoria contínua.
O gerenciamento de configuração do serviço fornece informações precisas e atualizadas sobre os componentes do serviço, suas relações e dependências contribuem para redução do impacto e aceleração da redução do problema. Suportam setas com falhas, reduzindo o tempo de solução e fornece os dados. Fortalece a confiabilidade, transparência e satisfação do cliente.

Correção

Tópico 1: Nota: 70% — Explicou o papel do gerenciamento de problemas (identificar causa raiz, análise de incidentes, erro conhecido, solução definitiva) e mencionou atuação proativa/reativa. Relação com a situação foi apenas superficial: não investigou explicitamente tendências aos finais de semana nem citou gargalos de infraestrutura, falhas de configuração ou limitações de capacidade, nem recomendou mudanças permanentes específicas.

Tópico 2: Nota: 70% — Abordou o papel do gerenciamento de nível de serviço (alinhamento com necessidades do negócio, monitoramento, melhoria contínua) e relacionou ao cenário citando 95% e 91% de disponibilidade. Faltou detalhar reporte formal dos resultados, análise de impacto na percepção do cliente, negociação de ações corretivas e proposta de ajustes nos acordos ou planos de melhoria.

Tópico 3: Nota: 70% — Explicou que o gerenciamento de configuração mantém informações sobre componentes, relações e dependências, e que isso reduz impacto e acelera a solução. Relação adequada, porém com trechos pouco claros e sem exemplificar a identificação rápida dos componentes que suportam o site e seus pontos de falha conforme o caso.

Erros de grafia: Há erro de grafia em "poco" [linha 1]. O correto seria "foco". Há erro de grafia em "causas-raiz" [linha 1]. O correto seria "causa raiz". Há erro de grafia em "o tima" [linha 1]. O correto seria "otimiza". Há erro de grafia em "acodos" [linha 2]. O correto seria "acordos". Há erro de grafia em "continua" [linha 2]. O correto seria "contínua".

Erros de morfossintaxe: Houve erro de coesão no trecho "tem como poco identificar, analisar e eliminar as causas-raiz de incidentes recorrentes, atua de forma proativa e preventiva." [linha 1]. O mais adequado seria "tem como foco identificar, analisar e eliminar a causa raiz de incidentes recorrentes, atuando de forma proativa e preventiva.". Houve inadequação lexical e de pontuação no trecho "A reatividade identifica o problema analisando os incidentes, exemplo: impacto da lentidão." [linha 1]. O mais adequado seria "A abordagem reativa identifica o problema analisando os incidentes; por exemplo, o impacto da lentidão.". Houve erro de concordância e regência no trecho "Registro e solução de contorno o tima, cria um erro conhecido e depois é feito a eliminação do definitiva do erro." [linha 1]. O mais adequado seria "Registram-se e aplicam-se soluções de contorno, cria-se um erro conhecido e, depois, é feita a eliminação definitiva do erro.". Houve erro de regência no trecho "seu desempenho e a experiência do cliente centro de alinhamento com as necessidades do negócio" [linha 2]. O mais adequado seria "seu desempenho e a experiência do cliente em alinhamento com as necessidades do negócio". Houve erro de regência e concordância no trecho "Posteriormente, monitora o desempenho do serviço dos acodos do nível de serviço em 91% de disponibilidade." [linha 2]. O mais adequado seria "Posteriormente, monitora-se o desempenho do serviço frente aos acordos de nível de serviço; no último mês, a disponibilidade foi de 91%.". Houve erro de construção no trecho "Após, revisão e melhoria continua que o gerenciamento de nível de serviço é o agente de correção" [linha 2]. O mais adequado seria "Após, realiza-se revisão e melhoria contínua; o gerenciamento de nível de serviço atua como agente de correção.". Houve erro de concordância no trecho "fornece informações precisas e atualizadas sobre os componentes do serviço, suas relações e dependências contribuem para redução do impacto" [linha 3]. O mais adequado seria "fornece informações precisas e atualizadas sobre os componentes do serviço e, ao descrever suas relações e dependências, contribui para a redução do impacto". Houve inadequação lexical e de concordância no trecho "Suportam setas com falhas, reduzindo o tempo de solução e fornece os dados." [linha 3]. O mais adequado seria "Permite identificar rapidamente componentes com falhas, reduzindo o tempo de solução, e fornece os dados".

Nota final: 70%

Correção ID 94437
Data de envio:
09/12/2025
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Seu texto:

JSON (Javascript Object Notation) é utilizado em várias áreasvde tecnologia, é um formato de intercâmbio de dados leve, baseado em texto e fácil de ler e escrever por programadores e fácil de analisar e gerar por máquinas. é simples e eficiente.
APls RESTful e comunicação entre cliente e servidos, porque JSON é usado para troca de dados entre frontend e backends, troca de informações em Web Service, recebem e respondem em JSON independe de linguagem de programação. Consequentemente, reduz volume de dados.
Nas configurações de aplicações é utilizado para armazenar dados de configurações de de programas e sistemas operacionais, configurações de sistemas e aplicações devido a sua hierarquia e fácil leitura.
Em JSON do objetos são definidos por chaves e contêm pares de chave-valor, colchetes colchetes para listas de valores, como o array "score, "Name" ,"street","city" e "postal code" são strings que devem ser utilizado entre aspas, "age" tipo numérico", "is_student" booleano e "score" lista de inteiros.
O objeto "JSON" proposto em XML é { "name":"João Silva", "age": 30, "is student" : false,"scores": [85,90,78], "address": { "street": "Rua das Flores", "city": "São Paulo", "postal_code": "01000-000"}}.
Muitos banco de dados NoSQL (Mongo DB e Couchbase) usam o formato de documento nativamente e o JSON é o padrão para esses documentos,

Correção

Tópico 1: Nota: 100% — Atendeu integralmente: citou APIs RESTful/comunicação cliente-servidor, configurações de aplicações e bancos NoSQL (três aplicações conforme o padrão).

Tópico 2: Nota: 90% — Representou corretamente objeto, strings, inteiros, booleano e lista (scores). Contudo, usou a chave “is student” em vez de “is_student” e apresentou inconsistências na explicação (“score” vs. “scores”, nomes de chaves com grafia divergente).

Erros de grafia:
Há erro de grafia em "Javascript" [linha 1]. O correto seria "JavaScript".
Há erro de grafia em "áreasvde" [linha 1]. O correto seria "áreas de".
Há erro de grafia em "é simples e eficiente." (início de frase em minúscula) [linha 1]. O correto seria "É simples e eficiente.".
Há erro de grafia em "APls" [linha 2]. O correto seria "APIs".
Há erro de grafia em "servidos" [linha 2]. O correto seria "servidores".
Há erro de grafia em "de de" [linha 3]. O correto seria "de".
Há erro de grafia em "do objetos" [linha 4]. O correto seria "os objetos".
Há erro de grafia em "colchetes colchetes" [linha 4]. O correto seria "colchetes".
Há erro de grafia em "\"Name\"" [linha 4]. O correto seria "\"name\"".
Há erro de grafia em "\"postal code\"" [linha 4]. O correto seria "\"postal_code\"".
Há erro de grafia em "\"score\"" (quando se refere ao array) [linha 4]. O correto seria "\"scores\"".
Há erro de grafia em "\"is student\"" [linha 5]. O correto seria "\"is_student\"".
Há erro de grafia em "Mongo DB" [linha 6]. O correto seria "MongoDB".

Erros de morfossintaxe:
Houve erro de pontuação/coesão no trecho "..., é um formato..." [linha 1]. O mais adequado seria separar por ponto: "... de tecnologia. É um formato ...".
Houve erro de concordância no trecho "frontend e backends" [linha 2]. O mais adequado seria "frontend e backend" ou "frontends e backends".
Houve erro de regência/advérbio no trecho "respondem em JSON independe de linguagem de programação" [linha 2]. O mais adequado seria "respondem em JSON, independentemente da linguagem de programação".
Houve erro de regência/artigo no trecho "reduz volume de dados" [linha 2]. O mais adequado seria "reduz o volume de dados".
Houve erro de estrutura/sujeito elíptico inadequado no trecho "Nas configurações de aplicações é utilizado..." [linha 3]. O mais adequado seria "Nas configurações de aplicações, JSON é utilizado ...".
Houve erro de crase no trecho "devido a sua hierarquia" [linha 3]. O mais adequado seria "devido à sua hierarquia".
Houve erro de concordância no trecho "devem ser utilizado" [linha 4]. O mais adequado seria "devem ser utilizados".
Houve erro de pontuação/aspas no trecho "\"age\" tipo numérico"" [linha 4]. O mais adequado seria "\"age\" é do tipo numérico".
Houve erro de concordância no trecho "\"score\" lista de inteiros" [linha 4]. O mais adequado seria "\"scores\" é uma lista de inteiros".
Houve erro de concordância nominal no trecho "Muitos banco de dados" [linha 6]. O mais adequado seria "Muitos bancos de dados".
Houve erro de pontuação no final da frase [linha 6]. O mais adequado seria encerrar com ponto final.

Nota final: 94.74%

Correção ID 94436
Data de envio:
09/12/2025
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

01/315930) Tema: Responsabilidade Objetivo do Estado
Preliminarmente, é importante esclarecer que a própria Cons-
tituição Federal nos relata que a responsabilidade estatal, no âm-
bito cível, será objetiva por danos causados a particulares, ou seja,
independente de dolo ou culpa, as pessoas jurídicas de direito públi
co e as de direito privado, prestadoras de serviço público, respon
derão diretamente por danos causados por seus funcionários no desem
penho de suas funções laborais.
Além disso, a empresa prestadora de serviço público respon
derá objetivamente pelo dano causado mesmo que o particular lesa-
do não esteja usufruindo do serviço no momento do dano, conforme
doutrina do direito administrativo e entendimento jurisprudencial do
Supremo Tribunal Federal. Portanto, no caso concreto narrado, a pres-
tadora de serviço responderá ao dano causado, por seu funcionário,
ao idoso atropelado enquanto não usufruia do serviço.
Seguindo este pensamento, a empresa prestadora terá o direito
de mover ação regressiva contra o funcionário responsável pelo dano
desde que comprovado que este agiu com dolo ou culpa na lesão causa-
da. É importante frisar que o particular não pode demandar diretamen
te contra o funcionário, mas sim diretamente contra a empresa.

Correção

Tópico 1: Nota: 66% — Atendeu ao caráter objetivo da responsabilidade e indicou a extensão às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público. Faltou mencionar expressamente a assunção do risco administrativo pela prestadora.

Tópico 2: Nota: 100% — Afirmou a responsabilidade objetiva perante terceiro não usuário e mencionou o posicionamento do STF.

Tópico 3: Nota: 66% — Indicou o direito de regresso condicionado a dolo ou culpa. Faltou explicitar que a responsabilidade do agente é subjetiva.

Erros de grafia: Há erro de grafia em "usufruia" [linha 15]. O correto seria "usufruía".

Erros de morfossintaxe: Houve erro de concordância nominal no trecho "Responsabilidade Objetivo do Estado" [linha 1]. O mais adequado seria "Responsabilidade objetiva do Estado".

Nota final: 77.6%

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