Técnica Pomodoro: foco e produtividade de um jeito simples

,
Professor Celso Natale

A Técnica Pomodoro promoveu uma mudança tão grande na minha produtividade, durante minha preparação para concursos público, que hoje, depois de aprovado, continuo aplicando em meu trabalho.

O que tem de mais fantástico na Técnica Pomodoro é sua simplicidade. Isso vale ouro! Daqui a dez minutos, quando terminar de ler este artigo, você estará pronto para aplicar a técnica com tudo que ela tem a oferecer.

Despeça-se, agora, de seu “eu antes do Pomodoro”. Ele está prestes a fazer parte da sua história.

Antes de começarmos, convém esclarecer que este artigo é para quem está um pouco mais avançado. Se você ainda não começou a estudar, comece por este artigo.

Se você não é completamente iniciante, venha comigo!

 


Origem da Técnica Pomodoro

Acho muito importante saber de onde algo vem.

Com isso o efeito é maior, pois compreendermos o contexto e a comprovação da técnica.

Além disso, assim damos os devidos créditos ao autor de algo tão fantástico.

Se você não acha isso importante ou esteja com muita pressa hoje, tudo bem… pode ir para o próximo tópico.

A Técnica Pomodoro é de autoria de Francesco Cirillo,  um grande expert em produtividade residente em Berlim. Comandando equipes na indústria de softwares, ele procurava algo que pudesse elevar a produtividade e eficiência. Uma forma de fazer mais, em menos tempo e com menos esforço.

E foi exatamente o que ele fez. Sou prova viva disso. Eu e milhões de pessoas.

Técnica PomodoroO nome da Técnica Pomodoro veio da ferramenta utilizada originalmente para aplicar a técnica: o timer de cozinha em formato de tomate (pomodoro significa tomate em italiano).

Isso mesmo! Estou falando deste simpático tomatinho, utilizado para contar o tempo de forno das receitas da vovó.

Mas calma… você não vai precisar furtar sua querida avó. Graças à tecnologia, há formas mais honestas de turbinar os estudos e ainda dormir sem remorso.

A técnica também vai muito além de contar seu tempo de estudos: ela encontra bases em descobertas recentes da neurociência sobre como funciona nosso aprendizado.

Aplicando a Técnica Pomodoro

Para utilizar a técnica em seus estudos para concursos, você irá:

  1. Sentar com seu material;
  2. Respirar fundo;
  3. Programar o timer, que pode ser um aplicativo para celular (links adiante) ou a coisa física mesmo, para despertar em 25 minutos;
  4. E Estudar!!!

Desde o momento em que você iniciar o timer até se passarem os 25 minutos, é foco total.

Durante esses 25 minutos, você deve se isolar completamente do mundo. Nada de olhadinha no celular, nada de espiadinha na janela, nada, nada, nada além de você e seu material!

Simples, não é? Só tem mais um passo: a pausa.

Passados os 25 minutos, você terá conquistado o direito a um merecido descanso.

Você irá programar, então, seu timer para despertar em 5 minutos.

Aí a regra inverte: durante esses 5 minutos de descanso, só não vale estudar! Tome uma água, estique as pernas. Vale até ir lá no perfil do Instagram do Você Concursado curtir uma fotos. A regra durante o descanso é descansar.

Passados os 5 minutos de descanso, vêm mais 25 minutos de estudos 100% focados.

Avise o pessoal de casa o que significa estar em um Pomodoro. Por que, acredite, falar que está estudando é banal; afinal, você já estuda o tempo todo, né?

Dizer que está em um Pomodoro, por outro lado, vai, no mínimo, ganhar a curiosidade de sua família e amigos. Ainda mais quando você disser que serve para evitar distrações…

E é isso! Tem gente que adora complicar as coisas, então você vai ouvir falar de versões complicadas e intrincadas da Técnica Pomodoro por aí. Mas vai por mim: tudo que faço é o que já te expliquei, e funciona de forma fantástica.

Algumas dúvidas comuns podem surgir, e já vamos falar nelas. Mas se concentre sempre na simplicidade, e no que funciona melhor para você.

Dúvidas frequentes sobre a Técnica Pomodoro

1. Posso estudar por mais de 25 minutos seguidos?

Sim. Você pode estudar mais ou menos. Os 25 minutos não são absolutos. No começo, para pessoas muito agitadas (como eu), pode ser difícil passar até mesmo 10 minutos focado.

Mas é como um músculo: quanto mais você usa, mais cresce (às vezes dói, mas vale a pena). Eu comecei com períodos de míseros 10 minutos.

Ah! Também vai acontecer de você estar no meio de um raciocínio importante quando o timer tocar. Daí pode continuar e concluir o raciocínio. É mais produtivo do que ter de retomá-lo.

Só não é muito recomendável exceder muito além de 30 minutos. Exceder 50 minutos não é nada recomendável, por motivos que ficam claros no próximo tópico.

2. Posso fazer intervalos mais longos do que 5 minutos?

Pode também, mas só depois de algumas séries consecutivas de estudos e intervalo. Também não banalize e não se engane: passar de 15 minutos não é descanso, é parar mesmo.

3. Quantas vezes devo repetir o ciclo Estudo X Descanso?

Por quanto tempo você se programou para estudar? O Pomodoro é tão bom que deve preencher todo seu tempo disponível de estudos.

Seja na parte teórica, seja fazendo resumos, praticando com questões ou participando de simulados. Repita quantas vezes for necessário para preencher suas horas disponíveis.

4. Cada ciclo corresponde a uma matéria?

Não necessariamente! De forma geral, recomenda-se alternar entre matérias após algumas poucas horas de estudos. Especialmente se estiver estudando por Ciclos de Estudo. Portanto, se você for estudar 3 horas seguidas de Direito Administrativo, irá utilizar 6 ou 7 Pomodoros antes de começar outra matéria.

5. E se houver interrupção durante os 25 minutos?

Na vidar real haverá interrupção. Essa é a verdade nua e crua. A orientação é livrar-se dela o mais rápido possível. Nesse caso, vale a pena adiar a interrupção para continuar no Pomodoro, sempre que for possível.

Por isso, se alguém te ligar durante a aplicação, apenas silencie e deixe para ligar de voltar durante o intervalo.

Se sua mãe chamar pergunte se ela pode aguardar 10 minutos (ou o tempo restante).

E por aí vai…

Agora, é hora de entender por que funciona de forma tão fantástica.

As Vantagens de aplicar a Técnica Pomodoro

Ao estudar com foco, você tem a primeira vantagem: evita-se erros causados pela distração. Em nosso caso, isso significa evitar escrever um conceito errado, resolver uma questão errada ou pior: entender errado mesmo. Aí o preço pode ser bem alto.

Você também vai evitar sobrecarga por estudar demais com pouco resultado. Afinal, você terá estimado previamente seu tempo de estudo e terá feito tudo que pôde durante esse tempo. Missão cumprida.

Você terá mais prazer ao estudar. Ao dividir seus estudos em pequenas porções, cada vez que o timer despertar, você terá a sensação de dever cumprido. Isso já foi comprovado pela neurociência: ao concluir a tarefa, a recompensa funciona como um gatilho de boas sensações no cérebro, que…

Levam a maior motivação para estudar mais. Sua mente perceberá que, no final de cada ciclo, há liberação de hormônios como a endorfina, associados ao prazer. Sabe aqueles viciados em correr? Pois o princípio é o mesmo…

As pausas também têm um papel importante, pois auxiliam na manutenção do foco: com elas, você se mantém sempre atuando nos picos da produtividade de seu aprendizado, ou seja, antes de começar de a concentração começar a cair.

Tem mais sobre as pausas. Para aprender, você precisa compreender e reter. Você compreende enquanto estuda, mas retém principalmente quando está relaxando. Assim, as pausas ajudam na fixação do conteúdo.

A lista é mais longa do que isso, mas deve ser suficiente por enquanto.

Agora, conforme prometido, fique com uma lista de aplicativos pomodoro para as mais diversas plataformas:

Bônus: combinando a Técnica Pomodoro e os Ciclos de Estudo

Imagine combinar a força do Superman com a inteligência (e grana) do Batman.

É mais ou menos isso que acontece quando aplicamos a Técnica Pomodoro com os Ciclos de Estudo.

A boa notícia é que escrevi um artigo super ilustrado e simples sobre os Ciclos de Estudo. Com o que você já aprendeu aqui tudo sobre a Técnica Pomodoro, vai ficar fácil combinar essa dupla.

Ciclo de Estudos: O Guia Ilustrado Passo-a-Passo

As vantagens do Ciclo de Estudos

SuperBônus: Turbinando a Técnica Pomodoro

Se você chegou até aqui, certamente merece essa recompensa.

Neste vídeo, entrego-lhe a melhor técnica que conheço para ter foco nos estudos.

Na verdade, é uma combinação do Pomodoro com duas técnicas cientificamente baseadas.

A primeira técnica, que chamo de imersão auditiva, é fantástica e você vai se convencer na mesma hora, especialmente se já tiver feito prova de concurso antes.

A segunda é mais difícil de engolir (literalmente rs), mas está igualmente embasada na neurociência e em muita experiência.

Então, confira o vídeo:

Foco nos estudos - CIP: a técnica definitiva para manter o foco

Ah! Se eu puder ajudar de alguma forma, deixe aqui no artigo seu comentário.

Um abraço!

Veja também:

 

Acompanhar
Notificar
1 Comentário
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Maria Efigênia de Andrade
Maria Efigênia de Andrade
2 anos atrás

Boa tarde, grata pelas dicas, ajudou e muito