Super bizu para a prova do TST – Prova Discursiva
A prova do TST está chegando e a pergunta que vamos responder nesse artigo é:
O QUE VOCÊ PODE APRENDER EM 15 MINUTOS PARA NÃO SER ELIMINADO NA PROVA DISCURSIVA?
Esse artigo é bem sucinto e possui conteúdo de peso, direcionado justamente para a reta final! Para quem já se preparou para a prova discursiva, é uma ótima revisão. Mas se você não conseguiu fazer um curso de discursiva, terá acesso ao que é há de mais importante para tirar uma ótima nota na sua prova discursiva!
1º) QUAL O TIPO DE REDAÇÃO PREVISTO PARA CADA CARGO?
As principais informações sobre a prova discursiva estão definidas pelo edital. De forma simples, têm-se o seguinte:
2º) Como será o espelho de correção para cada cargo?
A banca terá 2 modelos de espelho de correção a depender do cargo: um específico para a Prova Discursiva –Redação e outro para as Provas Discursivas – Aberta e Estudo de Caso.
PROVA DISCURSIVA –REDAÇÃO
O Espelho de Correção para a Prova Discursiva – Redação contará com 3 critérios avaliativos: Conteúdo, Estrutura e Expressão.
Conteúdo
- a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
- b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tratamento do tema proposto;
- c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
Estrutura
- a) O respeito ao gênero solicitado;
- b) A progressão textual; e
- c) Encadeamento de ideias e a articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
Expressão
A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido. A avaliação será feita considerando-se:
- a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o cargo/área/Especialidade;
- b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
- c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
PROVAS DISCURSIVAS – ABERTA E ESTUDO DE CASO
O Espelho de Correção para a Provas Discursivas – Aberta e Estudo de Caso não terá uma estrutura pré-definida. Ele será montado de acordo com o conteúdo específico a ser cobrado. O objetivo do examinador será verificar se você abordou todos os pontos e respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
3º) Na Prova Discursiva- redação, quais os cuidados que se deve ter para organizar o texto e não perder pontos?
Para que a estratégia seja eficaz, faremos uma análise de como ganhar pontos em cada critério avaliativo: conteúdo, estrutura e expressão.
Conteúdo
a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
No primeiro aspecto – perspectiva adotada no tratamento do tema – a FCC vai buscar na introdução do seu texto o tema e a tese. Vai verificar se você abordou o tema de forma integral ou parcial, bem como se a tese, de fato, está relacionada ao tema.
Acerca do segundo aspecto, capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto, a Banca vai analisar os argumentos que selecionou para defender a sua tese, isto é, os tópicos frasais.
A FCC gosta de uma abordagem mais profunda, voltada à filosofia e à sociologia. Não adianta apresentar senso comum! Você deve buscar um argumento e explorá-lo com profundidade.
Por fim, vamos analisar o item “c” (consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento). Aqui, a FCC vai analisar os argumentos principais e secundários. Ora, se você apresentou um tópico frasal, ele deve possuir consistência. Essa consistência se dá por meio de outros argumentos. Esses argumentos devem ser claros e inquestionáveis.
Além disso, também será analisado se os parágrafos estão coerentemente relacionados. Isto é, se as ideias do seu texto convergem. Você não pode falar, por exemplo, que a desigualdade cria obstáculos à cidadania e usar exemplos provando o contrário. Ao final, ainda verificarão se a conclusão corrobora com os argumentos apresentados no decorrer do texto.
Cada parágrafo deve apresentar um argumento. Não adianta fazer 3 parágrafos e falar a mesma coisa em todos. Além disso, é importante saber a diferença entre Tema, Tese, Tópico e Tópico Frasal.
Estrutura
- a) O respeito ao gênero solicitado;
- b) A progressão textual; e
- c) Encadeamento de ideias e a articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
A respeito do gênero solicitado (item a), o texto dissertativo-argumentativo possui 2 estruturas: formal e de ideias.
A progressão de ideias (item b) pressupõe que os argumentos estão relacionados entre si e seguem uma sequência lógica durante o texto.
Primeiro você explica argumentos mais conceituais e depois vai relacionando esses conceitos para reforçar a sua tese. É como construir uma casa, você começa pela base e depois faz o telhado.
Por fim, o aspecto “c” – encadeamento de ideias e a articulação de frases e parágrafos (coesão textual) – vai medir a capacidade de ligar os parágrafos tornando uma unidade só! Aqui, você deve usar os conectivos de coesão: adversativa, explicativa, conclusiva, concessiva, etc.
Expressão
A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido. A avaliação será feita considerando-se:
- a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o cargo/área/Especialidade;
- b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
- c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
A banca vai analisar nesse critério avaliativo se o aluno sabe escrever e usar os recursos linguísticos. O domínio da norma culta formal é a análise de gramática. Para ir bem nesse aspecto, você deve optar por construir períodos curtos. Quanto menor o período, menor a chance de errar.
Na análise do desempenho linguístico e da adequação do nível de linguagem, a Banca espera que o candidato utilize um vocabulário formal.
Não precisa usar palavras difíceis. Use palavras que você conheça, pois se inventar demais, pode não expressar o que você gostaria e acabar deixando o texto sem sentido (incoerente).
4º) Quais os temas com maior chance de cair em cada prova?
A incerteza sobre o Tema da prova discursiva é o que mais assusta os candidatos. Porém, quem está seguro da técnica de discursiva, não tem motivos para se preocupar. Se está preparado para a prova objetiva e saber usar a técnica, não terá problemas em responder a prova discursiva, independentemente do assunto.
De qualquer modo, sempre é bom aprofundar o seu nível de conhecimento em temas que apresentam maior probabilidade de cair.
Com base no nosso conhecimento e experiência, bem como em uma análise das últimas provas da FCC voltadas para a área trabalhista, selecionamos alguns temas para você:
Com base nesses temas, seu trabalho será ler sobre esses assuntos e agregar o máximo de informações.
Uma observação importante para quem vai fazer o cargo de Analista: Área Judiciária.
O edital foi lançado antes da entrada em vigor da Reforma Trabalhista e desse modo, para evitar polêmicas, acredito que a banca irá fugir dos temas que mais foram impactados pelas alterações na legislação. Claro que a banca poderá cobrar de forma periférica, com o candidato fazendo um comentário pontual sobre uma alguma novidade legislativa em determinado tema, mas ela não poderá ser o ponto central.
Como sugestão de leitura ao candidato, ficam a lei seca, no caso das gorjetas (Lei º 13.419/17) e da terceirização (Lei nº 13.429/17) e uma boa doutrina, no caso da prevalência do negociado sobre o legislado e flexibilização das normas trabalhistas.
Desejamos uma boa prova. Estamos torcendo por você!
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Bela explanação! Interessantíssimo!!
Obrigado!