Redação SEE MG (FGV) 2023: Como será a prova de redação do concurso?

Professor Bruno Marques

A prova de redação SEE MG (FGV) será o diferencial neste concurso.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova de redação SEE MG (FGV) para os cargos de Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), Analista de Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), veja até o final as dicas que vou passar.

Redação SEE MG (FGV)

redacao see mg

 

As dicas que eu vou passar serve para os cargos de Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), Analista de Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB).

A prova de redação SEE MG (FGV) acontecerá no mesmo dia e horário da prova objetiva, sendo as seguintes datas a depender do cargo:

  • no dia 22 de outubro de 2023 das 08h00 até as 12h00 para o cargo de Professor da Educação Básica (PEB);
  • no dia 22 de outubro de 2023 das 15h00 até as 19h00 para os cargos de Especialista em Educação Básica (EEB) e Analista Educacional – Inspetor Escolar (ANE – IE); e
  • no dia 29 de outubro de 2023 das 14h00 até as 18h00 para os cargos de Técnico da Educação (TDE), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Analista Educacional (ANE) e Analista da Educação Básica (AEB).

Segundo o edital, as provas serão realizadas no Estado de Minas Gerais, na capital e nas cidades-sede das SRE. Contudo, os candidatos que concorrerem às vagas das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C ou Unidade Central realizarão as provas em Belo Horizonte.

Somente serão corrigidas as Provas de Redação SEE MG (FGV) dos candidatos aprovados na Prova Objetiva e que estejam classificados em número de até 10 (dez) vezes do total de vagas ofertadas, por SRE/Unidade Central, cargo e tipo de concorrência (AC ou PCD), respeitados os empates na última colocação.

A prova de redação SEE MG (FGV) vale 20 pontos e consistirá em um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 30 linhas. Só será eliminado, o candidato que tirar menos de 10 pontos.

Quanto ao tema da prova de redação SEE MG (FGV), o edital informa que será um tema inédito e atual, com base em tema formulado pela banca examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova de redação SEE MG (FGV), veja a questão aplicada pela Banca FGV em um concurso recente:

redacao see mg

POLITICAMENTE CORRETO E POLITICAMENTE INCORRETO

John Cleese, comediante britânico, comenta: “Começou como uma ideia bastante decente e em seguida transforma-se numa coisa completamente errada e é levada até ao absurdo”. Também o músico Nick Cave critica o exagero do politicamente correto: “Em tempos uma tentativa meritória de reimaginar a nossa sociedade de forma mais justa, agora apresenta todos os piores aspectos que a religião tem para oferecer, e nenhuma da sua beleza – [cheia de] certezas morais e de uma arrogância acima de qualquer capacidade de redenção.”

Na década de 2000, o jornalista Éric Zemmour desenvolveu a ideia de que a recusa de usar uma linguagem politicamente correta foi criminalizada e condenou a “lógica inquisitorial” das associações antirracistas.

Para o filósofo Dominique Lecourt, o politicamente correto é “uma retórica da dissuasão”, “um meio de intimidação que sugere que haveria um pensamento único, um caminho certo em relação ao qual todos devemos ser julgados.” Tornou-se, através das chamadas leis antirracistas ou memoriais, “um instrumento de conquista do poder” usado por “minorias ativas bem organizadas que espalham seu conformismo puro”, “muitas vezes de tom religioso”. (Wikipédia)

Temos, acima, diferentes opiniões sobre o emprego do politicamente correto/incorreto na linguagem. Diga o que você pensa sobre o assunto, em 20 a 30 linhas, em linguagem culta, sem transcrever trechos do texto apresentado, ainda que possa usar as ideias convenientes nele contidas. Tratando-se de texto argumentativo, selecione com cuidado os argumentos apresentados em defesa do que você expõe.

Veja que as propostas de redação da FGV apresentam uma coletânea de textos motivadores que servem como ponto de partida para a reflexão sobre o tema que deverá ser abordado.

Contudo, os textos compostos apenas por cópias desses textos motivadores receberão zero e textos em que seja identificada a predominância de trechos de cópia em relação a trechos autorais terão a nota final diminuída

Em suma, para responder ao tema, bastaria que o candidato estruturasse o texto da seguinte maneira: 5-6 linhas para a introdução e para a conclusão e 6-8 linhas para cada parágrafo de desenvolvimento. Você pode optar por utilizar dois parágrafos de desenvolvimento ou três.

Ao longo do curso, vamos praticar redações com os dois formatos.

Na introdução e na conclusão, deveria ser inserido e retomado, respectivamente, o ponto de vista do candidato sobre o tema (chamada de tese). Nos parágrafos de desenvolvimento, é preciso separá-lo em dois ou três períodos, sendo o primeiro o tópico frasal (ideia central).

Essa estrutura é importante para atender aos critérios de correção da redação. Veja que o foco da banca será nos aspectos textuais e gramaticais do texto, e não no conteúdo em si, veja:

  • Abordagem do tema (4,00 pontos): Considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero).
  • Estrutura – tipo de texto e coerência (8,00 pontos): Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação argumentativa, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerado aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação). Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão considerados aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativo-argumentativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.
  • Expressão – coesão e modalidade (8,00 pontos): Consideram-se neste item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.

Verifica-se que a estrutura e a expressão são os aspectos mais importantes.

Quanto ao conteúdo, era esperado que o candidato ficasse atento ao que é pedido no comando da questão, a fim de que todas elas sejam respondidas na estrutura do texto. A relevância da resposta (conteúdo) ou o nível de aprofundamento, em regra, não é um aspecto muito relevante na correção da banca.

A nota da prova de Redação SEE MG (FGV) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso:

Tirar uma nota boa na prova de redação SEE MG (FGV) é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja também os temas quentes (selecionados) para a prova de redação SEE MG (FGV):

Veja a resolução de um tema de redação no estilo da banca FGV, que pode ser cobrado na prova de redação SEE MG (FGV):

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários