Discursiva CAPES (Cebraspe) 2024: Como será a prova discursiva do concurso?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva CAPES (Cebraspe) será o diferencial neste concurso.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva CAPES (Cebraspe) para o cargo de Analista em Ciência E Tecnologia, para os cargos 1 e 3, veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva CAPES (Cebraspe)

discursiva capes

As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Analista em Ciência E Tecnologia, para os cargos 1 e 3.

Segundo o Edital, o Especialista possui um salário inicial de R$7.025,48.

Bom, não preciso convencer você a estudar para esse concurso, pois, se está aqui, já sabe que é um concurso muito bom.

O foco deste artigo é falar sobre a discursiva, então, vamos lá!

Segundo o Edital, são 50 vagas divididas nas quatro áreas, além de formação de cadastro de reserva, conforme a seguir:

discursiva capes

Isso quer dizer que, mesmo se você não for tão bem na objetiva e ficar longe das vagas, com a nota da discursiva, você pode ultrapassar vários candidatos e figurar na lista de convocados no concurso.

Para concorrer a uma dessas vagas é necessário possuir diploma, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de conclusão de curso de nível superior em:

  • Cargo 1:
    • diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação;
  • Cargo 2:
    • diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Arquivologia, e registro na Delegacia Regional do Trabalho;
  • Cargo 3:
    • diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biblioteconomia, e registro conselho regional da categoria;
  • Cargo 4:
    • diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, e registro no conselho regional da categoria.
  • Cargo 5:
    • diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Redes ou outro curso superior completo, em nível de graduação, concluído na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no Conselho de Classe, se for o caso.

O concurso da CAPES terá as seguintes fases:

  • Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório; e
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data 17/03/2024, no período da tarde.

Então, não dá para deixar o estudo da discursiva CAPES para depois.

As provas objetivas valerão 120,00 pontos e serão compostas por 120 questões do tipo CERTO ou ERRADO.

Como o Cebraspe pode cobrar a discursiva CAPES?

A prova discursiva valerá 20,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo, em até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos. Ademais, será eliminado e não terá classificação alguma no concurso o candidato que obtiver NPD inferior a 10,00 pontos.

Segundo o edital, os seguintes assuntos serão cobrados nos conhecimentos específicos para o Cargo 1 – Analista em Ciência e Tecnologia:

  • Administração Pública;
  • Administração Geral; e
  • Administração de Recursos Materiais.

Para cada sistema de concorrência, a prova discursiva será corrigida de acordo com os seguintes critérios:

  1. ampla concorrência: será corrigida a prova discursiva dos 141 candidatos melhor classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição;
  2. candidatos que se declararam pessoas com deficiência: será corrigida a prova discursiva dos 12 candidatos melhor classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição;
  3. candidatos que se declararam negros: será corrigida a prova discursiva dos 141 candidatos melhor classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição.

Segundo o edital, os seguintes assuntos serão cobrados nos conhecimentos específicos para o Cargo 3 – Analista em Ciência e Tecnologia – Contabilidade:

  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Governamental; e
  • Administração.

Para cada sistema de concorrência, a prova discursiva será corrigida de acordo com os seguintes critérios:

  1. ampla concorrência: será corrigida a prova discursiva dos 48 candidatos melhor classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição;
  2. candidatos que se declararam pessoas com deficiência: será corrigida a prova discursiva dos 6 candidatos melhor classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição;
  3. candidatos que se declararam negros: será corrigida a prova discursiva dos 48 candidatos melhor classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição.

Para cada sistema de concorrência, a prova discursiva CAPES será corrigida de acordo com os seguintes critérios:

discursiva capes

Vamos analisar uma questão cobrada recentemente pela banca Cebraspe, no concurso do TRT/8:

Texto Motivador:

Desde o surgimento da ciência da administração, tem-se a missão de prover teorias úteis para a tarefa de gestão, que engloba mobilizar pessoas a realizarem tarefas, colaborando para o atingimento das metas organizacionais. Assim, estudam-se essas tarefas, considerando-se as quatro grandes funções da administração, que se orientam a aspectos específicos da organização e têm, também, suas próprias atribuições.

Comando da questão

Tendo em vista que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre as quatro grandes funções da administração [valor: 1,50 ponto]. Ao elaborar seu texto, descreva cada uma das quatro funções, explicando seus objetivos e suas atribuições típicas [valor: 8,00 pontos].

Tópicos

**Os tópicos fizeram parte do comando da questão

Então, nesse tipo de prova, basta você responder diretamente ao que foi solicitado nos tópicos (que nesse caso estão no comando da questão), sem se preocupar com introdução nem conclusão.

Assim, nessa questão, a estratégia para conseguir uma boa nota é simplesmente responder aos tópicos, direcionando um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico. A estrutura seria assim (sem introdução e sem conclusão):

O grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.

A dica para responder aos tópicos é: comece analisando os fatos e se posicione quanto a regularidade ou não dele. Porém, não basta apenas dizer que é regular ou não, o candidato precisa fundamentar a sua resposta, elaborando um comparativo entre o a situação e a norma aplicável, e responder ao que foi pedido no enunciado.

A nota da prova discursiva CAPES será o diferencial na classificação final do concurso.

Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?

Não necessariamente. Os candidatos que têm a redação corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.

Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!

Por quê?

Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva CAPES (Cebraspe) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.

Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva CAPES (Cebraspe):

Curso de Discursiva CAPES (pós-edital) Cebraspe – Analista em Ciência e Tecnologia – Cargo 1 – 5 correções individualizadas (voceconcursado.com.br)

Curso de Discursiva CAPES (pós-edital) Cebraspe – Analista em Ciência e Tecnologia – Contabilidade – 5 correções individualizadas (voceconcursado.com.br)

Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas da prova discursiva CAPES (Cebraspe), no vídeo abaixo:

 

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários