Aula Grátis de Segurança Institucional: Primeiros Socorros – Parada Cardiorespiratória

Saudações caros alunos, neste artigo quero disponibilizar uma aula grátis de Segurança Institucional, assunto que, sem sombra de dúvidas, estará presente em provas de concurso para carreiras relacionadas à segurança institucional, trata-se dos conhecimentos básicos em primeiros socorros, mais especificamente sobre a parada cardiorrespiratória.

Conceito:

Os sistemas circulatório e respiratório estão intimamente ligados. Cessando a respiração e, se esta não for restabelecida em poucos minutos, o coração deixará de bater.

Concursado Explicando

Parada cardiorrespiratória ou PCR é a interrupção da circulação sanguínea que ocorre em consequência da interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes (fibrilação). Após uma PCR o indivíduo perde a consciência em  cerca de 10 a 15 segundos devido à parada de circulação sanguínea cerebral.

  • Significa que o coração (cárdio) e os pulmões (respiratória) não estão funcionando. O coração não bate e a pessoa não respira.

A parada cardiorrespiratória é extremamente perigosa. Se um indivíduo ficar de 4 a 6 minutos sem oxigênio, as células cerebrais começam a morrer muito rápido. A cada minuto, o dano vai aumentando, Caso não haja retorno à circulação espontânea e o paciente não seja submetido à ressuscitação cardiopulmonar (RCP), a lesão cerebral começa a ocorrer em cerca de 3 minutos e após 10 minutos de ausência de circulação. A maioria das pessoas não consegue sobreviver por muito tempo neste estado, as chances de ressuscitação são próximas a zero.

Esse cenário obriga a necessidade de rápida reanimação das funções cardíacas e respiratórias, por meio da aplicação da técnica de RCP.

Causas:

Diversos fatores podem causar parada cardiorrespiratória, incluindo:

  • overdose
  • infarto
  • afogamento
  • engasgo
  • perda de sangue
  • choque elétrico
  • envenenamento

Manifestações e sintomas:

São sinais e sintomas da parada cardiorrespiratória:

* Inconsciência

* Parada respiratória

* Ausência de pulso e movimentos cardíacos

* Dilatação da pupila

* Extremidades arroxeadas(unhas,boca,dedos)

* Ausência de movimentos respiratórios(falta de ar)

Como proceder em caso de PCR:

A ressuscitação cardiopulmonar é um conjunto de manobras utilizadas para restabelecimento das funções circulatórias e respiratórias para preservar a vida. O socorrista deve certificar-se da parada cardiorrespiratória, observando a ausência de movimentos do tórax e pulso estando a vítima em parada respiratória deve-se iniciar imediatamente a respiração artificial e estando a vítima em parada cardiorrespiratória deve-se iniciar a manobra de ressuscitação cardiopulmonar ( RCP ) da maneira como segue:

1º Passo: Deve-se colocar a vítima deitada de costas sobre uma superfície rígida.

2º Passo: Afrouxar as roupas (pescoço, tórax e abdome) abrir e desobstruir as vias aéreas, retirando corpos estranhos e secreções.

3º Passo: Efetue a abertura das vias aéreas da vítima inclinando a cabeça e elevando o queixo para trás.

4º Passo: Ajoelhe-se ao lado da vítima e localize o ponto ideal utilizando o dedo indicador e médio através do abdome, de baixo para cima até localizar o encontro das duas últimas costelas. Neste ponto você encontrará um osso pontiagudo chamado apêndice xifóide. O ponto ideal será dois dedos acima, mantendo os dedos ligeiramente levantados.

5º Passo: Coloque uma mão sobre o dorso da outra, com os dedos entrelaçados em flexão dorsal, e com os punhos em extensão palmar (região hipotênar). Com os cotovelos estendidos em angulo reto, debruçado sobre a vítima e usando o seu próprio peso, faça pressão sobre o osso esterno de forma perpendicular sem apoiar-se sobre as costelas.

6º Passo: Faça a compressão cardíaca sem retirar a mão do local marcado, Limite as interrupções, a compressão torácica é o procedimento mais importante para garantir uma sobre vida a vítima, empurre o peito da vítima em direção ao solo com um movimento firme abaixando o peito da vítima por aproximadamente 5 centímetros, permitindo ao tórax retornar ao normal, proceda a 30 compressões torácicas sobre o externo. O tempo de compressão e descompressão devem ser iguais. Para estabelecer um ritmo de 60 a 80 batimentos cardíacos, faça as compressões contando E1, E2, E3,…, E15. A taxa de compressão deve ser de 100 (cem) compressões por minuto.

7º Passo: Faça 2 insuflações, pinçar as narinas com a mão que está na testa, liberando as narinas a cada insuflação. A RCP deve seguir o esquema 30 compressões para cada 2 respirações sendo feita com um ou dois socorristas. Inicia-se a RCP com duas respirações seguindo uma compressão e daí por diante o esquema citado.

8º Passo: Após 2 (dois) minutos ou 5 (cinco) ciclos de RCP reavalie a vítima, verificando se os sinais vitais foram restabelecidos, não demore mais do que dez segundos nesta avaliação, em caso negativo reinicie as manobras até entregar a vítima aos paramédicos. A cada 2 (dois) minutos troque, se possível, o socorrista que comprime o tórax; estudos comprovaram que mesmo sem referir cansaço o socorrista perde eficiência em apenas dois minutos de compressão.

Crianças, Adolescentes e Lactentes:

Ao executar a compressão cardíaca externa em adolescentes ou em crianças, pressione o tórax com uma das mãos.

Em lactentes pressione o tórax apenas com a ponta dos dedos, sendo que para estes deve-se fazer 01 insuflação (somente o ar nas bochechas) para 05 compressões e reavaliar a cada ciclo (01 insuflação e 5 compressões 20 vezes).

Considerações finais:

Uma observação importante neste procedimento é que a menos que a vítima seja alguém sabidamente saudável, a respiração artificial deve ser realizada com a utilização de máscara. Evitando assim que o socorrista seja contaminado por uma eventual doença que a vítima possua.

 

A ressuscitação cardiorrespiratória deverá ser finalizada quando as funções vitais retornar, na exaustão do único socorrista ou na presença de uma autoridade médica.

A aula exemplificada em questões:

Vejamos como o nosso assunto de hoje é cobrado em provas:

(CESPE 2008 – MOTORISTA POLICIAL – PC/PB)

A cessação de batimentos do coração caracteriza a parada cardíaca. A ocorrência dessa emergência é indicada por sangramento volumoso, sonolência intensa, incapacidade de movimentar braços e pernas e ausência de pulsação nas artérias.

Comentário:

Vejamos quais são as manifestações e sintomas da PCR:

  • Manifestações e sintomas

* Inconsciência

* Parada respiratória

* Ausência de pulso e movimentos cardíacos

* Dilatação da pupila

* Extremidades arroxeadas (unhas, boca,dedos)

* Ausência de movimentos respiratórios (falta de ar)

Como podemos observar, apenas a ausência de pulsação nas artérias se relaciona diretamente com as características parada cardíaca.

Gabarito: Errado

(FCC 2013 – TÉCNICO JUD. SEGURANÇA – TRT/9ª)

Nas manobras de ressuscitação (reanimação) cardiopulmonar em adulto, um dos procedimentos indicados é realizar

(A) respiração boca a boca “selando” a boca e o nariz da vítima com os lábios da pessoa que socorre.

Comentário A: A resposta desse item esta descrita no 7º passo da execução da RCP: Pinçar as narinas com a mão que está na testa, liberando as narinas a cada insuflação. Portanto não se pode selar os lábios e o nariz da vítima pois ela não conseguirá respirar. Errado

(B) respiração boca a boca com a cabeça e o queixo da vítima inclinados para baixo.

Comentário B: Deve-se realizar a respiração boca a boca efetuando a abertura das vias aéreas da vítima inclinando a cabeça e elevando o queixo para trás. Errado

(C) compressões torácicas (massagem cardíaca) com a palma da mão da pessoa que socorre apoiada a 4 (quatro) centímetros acima do mamilo da vítima.

Comentário C: Localize o ponto ideal utilizando o dedo indicador e médio através do abdome, de baixo para cima até localizar o encontro das duas últimas costelas. Neste ponto você encontrará um osso pontiagudo chamado apêndice xifóide. O ponto ideal será dois dedos acima, mantendo os dedos ligeiramente levantados. Errado

(D) compressões torácicas com a vítima deitada sobre uma superfície rígida.

Comentário: Exatamente deve-se colocar a vítima deitada de costas sobre uma superfície rígida. Certo

(E) manobra com a cabeça e o peito da vítima levemente elevado (em torno de 30 graus) em relação às demais partes do corpo.

Comentário: O procedimento deve ser realizado sem elevações ou declinações do corpo da vítima. Errado

Gabarito: Letra D

Bem amigos, aqui terminamos a nossa aula. Sucesso a todos e bons estudos!

 

Acompanhar
Notificar
4 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
kassin.df
kassin.df
Aluno
6 anos atrás

Muito top! esse assunto de extrema importância tanto para o trabalho quanto para o dia a dia. Pois nunca sabemos quando iremos precisar.

leotivi
leotivi
Aluno
6 anos atrás

Há quase 17 anos fiz uma cirurgia (28 de novembro de 2003) para retirada de 2(dois) enormes tumores cerebelares, que estavam localizados no IV ventrículo do cerebelo. Então, ler sobre PCR (Parada Cardiorrespiratória) e aprender um pouco mais, é sempre bem-vindo! Após retirar os tumores da cabeça, fui à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para reposição de sangue, já que se tratava de uma cirurgia de grande; porém, lá, tive 2 PCRs. Morri, MAS FUI RESSUSCITADO PELA INFINITA MISERICÓRDIA DO ETERNO E TODO-PODEROSO CRIADOR. Fizeram esses procedimentos ditos acima, mas eu não reagia a nada. Apenas voltei à vida no momento em que o Deus Vivo da Bíblia interveio e me estendeu Sua Poderosa Mão. Resumindo: sou UM MILAGRE (algo que a ciência não consegue explicar). Professor, fico feliz por saber que bancas de concursos públicos exploram esse assunto e o parabenizo pelo texto elucidativo.