Temas inéditos para a Prova Discursiva da AGU!

,
Professor Bruno Marques

No dia 9 de dezembro de 2018, será aplicada as provas para o concurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

Quem quiser conquistar uma das vagas para os cargos de nível superior, cujo salário ultrapassa a cifra de R$6.203 inicial, além de ir bem na prova objetiva, terá que conseguir uma boa nota na prova discursiva, pois ela vale, SOZINHA, 25% da nota final do Concurso. Por isso, preparei alguns:

TEMAS INÉDITOS PARA A PROVA DISCURSIVA DA AGU!

Primeiramente, ressalto a importância da prova discursiva na nota final. Relacionei abaixo a nota de cada uma das matérias na nota final, conforme descrito no Edital do Concurso. Veja a tabela:

Percebe-se que a prova discursiva vale, sozinha, 25% da nota final. Ela só vale menos pontos que a prova de conhecimento específico. Porém, se analisarmos que os pontos da prova de conhecimento específico serão divididos entre 6, 7, 9 ou até 10 matérias.

“Se analisarmos cada uma das matérias de forma isolada, concluímos que A PROVA DISCURSIVA É A MATÉRIA COM MAIOR PESO NA SUA PROVA!”

Deste modo, para que possa te ajudar nessa prova discursiva, optei por dividir esse artigo em 3 partes:

  • ANÁLISE DO EDITAL;
  • TEMAS INÉDITOS PARA A PROVA DISCURSIVA DA AGU;
  •  IMPORTÂNCIA DE IR BEM NA PROVA DISCURSIVA

Então, vamos lá!

I- ANÁLISE DO EDITAL

O Edital do concurso da AGU determinou que a prova discursiva será composta por uma dissertação, a respeito de tema constante no conteúdo programático de conhecimento específico.

A resposta terá extensão mínima de 30 linhas e máxima de 60 linhas. Se o candidato escrever menos que 30 linhas, perderá um ponto por cada linha em branco. Então, deve escrever as 30 linhas para não sofrer descontos desnecessários.

Conforme consta no critério de correção disponibilizado pela Banca, a prova valerá 20 pontos, sendo que 50% da nota equivale aos aspectos Microestruturais e 50% aos aspectos Macroestruturais. Ainda quanto à nota da prova discursiva, para ser aprovado, o candidato precisará alcançar o mínimo de 10 pontos, isto é, 50% da nota final. O espelho de correção divulgado pela Banca foi o seguinte:

O EDITAL é claro ao afirmar que da prova discursiva será constituída de 1 (uma) dissertação a respeito de tema constante do conteúdo programático de conhecimento específico. Fiz uma análise das matérias de conhecimento específico de cada um dos cargos e percebi que 5 matérias se repetem em todos os cargos:

1-NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

2-NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

3-ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA

4-LEGISLAÇÃO RELATIVA À AGU

5-LEGISLAÇÃO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Com vasta experiência que tenho em provas discursivas, adquirida ao longo de mais de 10 anos inserido nesse mundo dos concursos e após 10 aprovações, percebi que várias bancas, para facilitar a correção das provas, optam por escolher um tema de discursiva comum a todos os cargos.

Partindo dessa premissa, chuto que a banca elaborará um tema misturando essas matérias comuns, ou seja, cobrará um tema interdisciplinar. Ressalto que utilizei o verbo “chuto”, pois realmente não é possível afirmar com certeza que essa será a postura da banca, afinal, o Edital é bem genérico na hora de indicar o tema da prova discursiva.

Considerando a minha linha de raciocínio, montei alguns temas INÉDITOS passíveis de serem cobrados na sua prova.

II -TEMAS INÉDITOS PARA A PROVA DISCURSIVA DA AGU

 – IDECAN – INÉDITA. Assunto: Direito Constitucional e Legislação da AGU.

“Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.”

BRASIL, Constituição Federal de 1988.

Considerando o texto constitucional, disserte sobre:

As funções essenciais à justiça e sua importância para o Estado Democrático de Direito

Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:

  • Conceitue o princípio da separação dos poderes e enquadre a função essencial à justiça nesse contexto.

  • Cite como quem compõe as funções essenciais à justiça e qual a função principal de cada um dos órgãos, conforme a constituição federal de 1988.

  • Procedimento constitucional para nomeação do Advogado-Geral da União e as regras para ingresso de procuradores na Advocacia-Geral da União.

2-  IDECAN – INÉDITA. Assunto: Legislação da AGU e Ética e Conduta Pública

Considerando a Constituição Federal de 1988 e Lei Complementar nº 73/93, elabore um texto dissertativo sobre a função institucional da Advocacia-Geral da União (AGU) e os impactos de sua ação, respondendo necessariamente aos seguintes tópicos:

  • Diferencie a atuação consultiva e a atuação contenciosa da AGU.

  • Quais os órgãos de direção superior e os órgãos de execução que compõem a AGU?

  • O que é um órgão vinculado à AGU. Cite, pelo menos uma competência.

3- IDECAN – INÉDITA. Assunto: Ética e Conduta Pública e Direito Administrativo.

No âmbito de um Processo Administrativo Disciplinar, verificou-se que o servidor público da Advocacia Geral da União (AGU), em um processo licitatório, permitiu a aquisição de computadores por preço superior ao de mercado para uma empresa de um amigo.

Tendo como base o Código de Ética Profissional do Servidor Público Decreto nº 1.171/1994 e as disposições expostas nas Leis nº 8.112/90 e 8.129/92, elabore um texto dissertativo comentando os seguintes tópicos:

  • Cite três regras Deontológicas e duas vedações aplicáveis ao servidor público federal.

  • Caracterize o ato do servidor com base na legislação e explique por que a atitude do servidor vai contra a Ética.

  • Quais as penalidades que o servidor pode sofrer no caso concreto?

III- IMPORTÂNCIA DE IR BEM NA PROVA DISCURSIVA

Em todos os concursos, a nota dos candidatos na prova objetiva costuma ser muito próxima uma das outras. Por isso, tirar uma nota boa na prova discursiva é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Para chegar bem preparado para o dia da prova, os seus próximos passos são:

  • Entender as características de um texto dissertativo,
  • Aprender as Técnicas de Discursiva que garantem uma maior pontuação no IDECAN; e
  • Praticar a redação antes da prova.

Para não perder tempo, já organizei todo esse conteúdo em um TREINAMENTO COMPLETO específico para a AGU. Teoria bem objetiva, apenas com o que é necessário para atender aos critérios avaliativos do Edital, e 2 correções individualizadas, nas quais serão destacados os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.

Todavia, se quiser estudar por conta própria e não tiver interesse em correções individuais, basta acessar o HIPERTEMAS DE DISCURSIVA! Lá, você escolhe o tema, escreve e já confere o Padrão de Resposta. A ideia é que veja em detalhes as respostas aos temas mais quentes para a prova discursiva.

Ir bem na prova discursiva não é uma escolha, é uma obrigação! Ela vai fazer a diferença na sua classificação final!

Veja também:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários