sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q99476 | Engenharia Civil e Auditoria de Obras
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Cargo: Analista
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática60 linhas Resolução de Aluno +90%

A-+=
novo
Salvar em caderno (3)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Auditoria realizada em uma obra pública registrou os seguintes fatos.
I – Quanto à documentação técnica do processo licitatório
Apesar de a documentação do edital ter, em anexo, um orçamento de referência analítico do projeto básico, foi encontrado no processo apenas o orçamento sintético das propostas. Os membros da comissão de licitações da época informaram que, a despeito de o edital impor tal requisito, eles consideraram desnecessário cobrar das licitantes os orçamentos analíticos.
Ao se comparar a composição das bonificações e despesas indiretas (BDI) do orçamento de referência com o BDI da proposta vencedora, constataram-se divergências na composição e no percentual. A diferença estava no item riscos e eventuais e nos encargos financeiros, em que os percentuais da proposta estavam maiores que os do orçamento de referência.
II – Quanto à documentação técnica da obra
O fiscal não cobrava da empresa o diário de obras atualizado diariamente, sendo este preenchido apenas ao final do mês, em apenas uma via, que era arquivada na sede da empresa contratada. Ao ser questionado sobre o motivo, o fiscal alegou a não obrigatoriedade legal do diário de obras, esclareceu que não havia local adequado no canteiro para a guarda desse documento e que, ao final da obra, solicitaria cópias autenticadas.
Além do diário de obras, foi constatada a falta das anotações de responsabilidade técnica (ARTs) dos responsáveis pela execução da obra. O fiscal alegou que, como a obra ainda não estava concluída, as ARTs poderiam ser apresentadas no momento do recebimento provisório e informou que teria dificuldades em conseguir tais ARTs no momento da auditoria, pois o dono da construtora, responsável técnico pela obra, encontrava-se em viagem ao exterior e só retornaria no final da obra. Questionado sobre quem da construtora estava conduzindo os trabalhos, informou que eram um mestre de obras e um estagiário de engenharia.
III – Quanto aos critérios de medição e reajustamento
O fiscal da obra foi favorável a um aditivo contratual de reequilíbrio econômico-financeiro quando estavam faltando seis meses para o reajustamento, o que gerou um acréscimo de valores dos serviços a serem medidos. Entretanto, manteve a data base de reajuste, aplicando o percentual de correção dos valores nos serviços com preços já reequilibrados.
Além disso, mudou o critério de medição da administração local, sem alterar o seu valor global: inicialmente, a parcela medida era proporcional aos serviços executados e passou a ser um valor fixo mensal, gerando uma antecipação de valores pagos no cronograma de pagamento.
Acerca da situação hipotética acima descrita, redija um parecer técnico que contemple os seguintes pontos:
1 procedimentos considerados regulares e irregulares e os respectivos embasamentos técnicos e legais; [valor: 13,00 pontos]
2 procedimentos que deveriam ter sido adotados; [valor: 3,00 pontos]
3 consequências dos procedimentos considerados irregulares. [valor: 3,00 pontos]

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Um aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaEngenharia Civil e Auditoria de Obras
BancaCebraspe (Cespe)

De acordo com o artigo 23 da Lei n.º 14.133/2021, o valor previamente estimado da contratação deverá ser compatível com os valores praticados pelo mercado, considerados os preços constantes de bancos de dados públicos e as quantidades a serem contratadas, observadas a potencial economia de escala e as peculiaridades do local de execução do objeto.

Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do valor estimado para as contratações de obras e serviços de engenharia, abordando, com base na Lei n.º 14.133/2021, os seguintes aspectos:

1 dois parâmetros que podem ser utilizados na definição do valor estimado da contrataç…

Durante auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado X em uma obra rodoviária executada com recursos do governo estadual, foram constatados os seguintes problemas relativos ao serviço de terraplenagem, à execução da base em brita graduada tratada com cimento (BGTC) e à execução do revestimento asfáltico do pavimento:

• alteração dos volumes do serviço de corte em material de terceira categoria da terraplenagem, feita sem ensaios de sondagem comprobatórios que justificassem o acréscimo nos volumes de corte em rocha;

• execução da base de BGTC com teor de cimento abaixo daquele especificado no projeto, apesar de haver cláusula contratual que determinasse a observância integral das esp…

Na área de construção civil, os acidentes de trabalho são uma preocupação constante, dada a natureza perigosa das atividades realizadas no setor. Quedas de altura, eletrocussão, soterramentos e ferimentos causados por ferramentas são alguns dos riscos enfrentados diariamente pelos trabalhadores. Conhecer e aplicar as normas de segurança, como a Norma Reguladora 18 do Ministério do Trabalho (NR 18), é essencial para mitigar esses riscos, visto que tais normas estabelecem diretrizes para a implementação de medidas de proteção coletiva e individual, além de promover a conscientização e o treinamento contínuo dos trabalhadores. A adoção rigorosa dessas normas não só previne acidentes, mas também…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários