Segundo a Lei nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital, a administração pública deve buscar maior eficiência, inovação e simplificação de processos, além de ampliar a transparência e a oferta de serviços digitais ao cidadão. Nesse cenário, metodologias ágeis, como o Scrum, vêm sendo introduzidas em órgãos públicos como alternativa às práticas tradicionais, com a promessa de acelerar entregas, ampliar a participação dos usuários no processo e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Apesar das vantagens atribuídas às metodologias ágeis, pesquisas do Ministério da Economia e de instituições acadêmicas apontam que sua adoção no setor público ainda é limitada. Entre os fatores mencionados estão as barreiras culturais típicas de organizações fortemente hierarquizadas, a resistência à mudança de práticas consolidadas e a dificuldade de capacitação dos servidores para lidar com novos modelos de trabalho. Esse contexto revela que a inovação na gestão pública depende não apenas de ferramentas, mas também de condições institucionais e humanas adequadas para sua implementação.
Considerando a adoção de métodos ágeis na administração pública brasileira, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- As diferenças entre os modelos tradicionais de gestão e as metodologias ágeis, destacando seus princípios e finalidades;
- As principais dificuldades de aplicação dos métodos ágeis no setor público, como barreiras culturais, estruturais ou de capacitação;
- As soluções possíveis para superar tais desafios, articulando sua resposta aos pontos levantados nos textos motivadores.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um órgão federal, no âmbito de um trabalho de avaliação de um programa federal de políticas públicas, observou as seguintes situações em relação ao planejamento e a execução da política:
I) o planejamento da política pública não está sendo cumprido;
II) está ocorrendo a falta de controle na alocação dos recursos; e
III) observou-se a ocorrência de desvio de verba pública para atender a interesses políticos.
No que tange ao alcance dos objetivos da política pública, foi observado que:
IV) o programa já se encontra próximo a fase final e foi observado que os objetivos propostos não estão sendo alcançados.
Essas situações foram observadas pelos servidores responsáveis pela avalição a partir da …
TEXTO 01
Lei de Proteção de Dados passa a valer em 2021; o que muda?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em agosto de 2018 e entraria em vigor a partir do último dia 17, mas seus efeitos foram adiados para começar a valer a partir do último dia de 2020 – dia 31. Na prática, ela será cobrada a partir de 2021. Uma medida provisória (MP 959/2020) que adiava a vigência da legislação para maio de 2021 foi editada pelo governo federal em abril e aprovada pelo Senado, e na última terça-feira (25) teve aprovação pela Câmara dos Deputados. Apesar de mais um adiamento – o texto original previa o início da vigência para o começo de 2020 – todas as empresas brasileiras que tratam de dad…
Análise as seguintes situações:
- As políticas públicas implementadas passaram por dois estágios: formação de agenda e implementação da política. A justificativa apresentada era de que o cumprimento de todos os estágios ensejaria em uma burocracia desnecessária e prejudicaria a implementação das políticas no prazo previsto.
- Apesar de graves problemas de desigualdade social e econômica, não havia, no Planos de Políticas Públicas do estado, a previsão de implementação de políticas públicas sociais de médio e longo prazo. A justificativa era de que o plano era quadrienal e as políticas públicas sociais são emergenciais, como a de combate à fome, logo, só geram efeitos de curto prazo (um ano).
C…



