Texto I
“Os vossos clientes mais insatisfeitos são a vossa maior fonte de aprendizagem”.
(Bill Gates.)
Texto II
A importância do bom atendimento
Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
O atendimento constrói a percepção de seu público sobre a empresa. Ele é praticamente o rosto da empresa. O grande objetivo é transformar o cliente em um defensor da marca.
Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Os clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa e se tornam verdadeiros promotores da marca.
Quando os atendentes adotam uma postura fria ou desinteressada durante o atendimento, a empresa não conseguirá desenvolver um relacionamento personalizado e de qualidade com os clientes.
Não é nada agradável para o cliente entrar em contato com uma empresa para solicitar suporte ou fazer alguma alteração no serviço ou produto contratado e receber um atendimento frio e distante.
(Disponível em: https://sebrae.com.br/sites. Acesso em: junho de 2025. Adaptado.)
Texto III
Datafolha: 30% dos brasileiros dizem ter sofrido preconceito por causa da classe social
Entre os entrevistados que disseram ter sido vítimas de preconceito por cor ou raça, 55% são negros
Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de São Paulo” aponta que 30% dos brasileiros dizem ter sofrido discriminação por causa da classe social. O levantamento também considerou outras razões pelas quais os entrevistados foram vítimas de preconceito: local onde mora, religião, sexo, cor ou raça e orientação sexual.
A pesquisa foi feita com 2.077 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
Segundo o levantamento, o preconceito por classe social é maior no Sudeste (35%), seguido de Centro-Oeste e Norte (29%) e Sul (27%), e menor no Nordeste (25%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 22% dos brasileiros disseram já ter sido vítimas de preconceito racial. A discriminação é maior entre os entrevistados que se autodeclararam negros.
(Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: julho de 2025. Adaptado.)
Texto IV
Projeto exige atendimento humano nos serviços para o consumidor
O Projeto de Lei nº 2.241/2024 determina que, em qualquer tipo de serviço de atendimento remoto ao consumidor oferecido por empresas no Brasil, a primeira opção disponibilizada para interação deve ser o atendimento humano.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, será considerado atendimento humano aquele realizado por pessoa natural, capacitada e habilitada a prestar assistência, esclarecimentos e soluções para as solicitações do consumidor.
“É necessário reconhecer que atendimentos automatizados, como os realizados por robôs, nem sempre conseguem suprir as necessidades dos consumidores de forma satisfatória”, disse o autor da proposta, deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
(Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias. Acesso em: junho de 2025. Adaptado.)
A partir dos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:
“A importância de associar ética e integridade no atendimento ao público das diferentes classes sociais.”
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Sofrimento psíquico no ambiente de trabalho: pesquisadores apontam situação endêmica na saúde mental no Brasil
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e dados apontam tendência de crescimento.
Em proposição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde, a 342 ª Reunião Ordinária do CNS trouxe dados alarmantes sobre como a ansiedade, o estresse e o suicídio têm afetado a população ativa no Brasil. A mesa “Transtornos mentais e de adoecimento no ambiente de trabalho: ações e intervenções para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras…
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…
Texto I
Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe
Fake news são formas de desinformação estrategicamente disseminadas que ganharam impulso graças à internet
Com a revolução digital, houve um grande aumento da disseminação de noticias falsas (fake news). Para que esses conteúdos atinjam grande público, são usados algoritmos que aumentam seu alcance e repercussão. Além disso, as notícias falsas são compartilhadas com e por pessoas que já acreditam em determinadas ideias, o que torna ainda maior a chance de produzirem posicionamentos radicais entre as pessoas.
Por conta dessas características, a desinformação é estrategicamente usada como arma política na conquista de simpatizante…



