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Q411071 | Direito Tributário
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025

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A empresa Omega Ltda., atuante no setor varejista no Estado do Rio de Janeiro, encerrou suas atividades em 2023 sem comunicar formalmente sua baixa à Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e à Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ). No momento da dissolução, a empresa deixou débitos tributários pendentes, incluindo valores referentes ao ICMS e a uma taxa de fiscalização estadual.
Diante dessa situação, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) ingressou com execução fiscal para a cobrança dos valores devidos e pleiteou o redirecionamento da cobrança para os sócios-administradores, sob a justificativa de que a empresa foi dissolvida irregularmente.
A empresa era composta por dois sócios, André e Marcos. Enquanto André exercia atividade administrativa, atuando como gerente e responsável pela tomada de decisões financeiras, Marcos era apenas investidor e não participava da gestão da empresa.
Além disso, os representantes da Omega Ltda. contestaram a cobrança da taxa de fiscalização, alegando que nunca usufruíram efetivamente do serviço prestado pelo Estado. Também argumentaram que a taxa de expediente cobrada pela SEFAZ-RJ, referente à emissão de guias de arrecadação, seria inconstitucional, pois não corresponderia à contraprestação de um serviço público.
Com base na situação apresentada, responda, de forma fundamentada:
1. A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro pode responsabilizar os sócios pelo pagamento dos tributos devidos pela empresa? [Valor 6,00 pontos]
2. O fato de a empresa ter encerrado suas atividades sem comunicar os órgãos competentes pode levar ao redirecionamento da execução fiscal para os sócios? [Valor 6,00 pontos]
3. A contestação dos representantes da empresa quanto à cobrança da taxa de fiscalização é válida? O Estado do Rio de Janeiro pode exigir o pagamento dessa taxa mesmo que a empresa não tenha usufruído diretamente do serviço? [Valor 5,75 pontos]
4. O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) permite a cobrança da taxa de expediente pela emissão de guias de arrecadação pela SEFAZ-RJ? [Valor 6,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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