Tópico: O Projeto político-pedagógico como orientador do planejamento escolar, da proposta curricular e dos projetos de ensino-aprendizagem concebidos como instrumentos necessários à gestão do trabalho em sala de aula.
Segundo Farias (2014), planejar não é uma ação neutra. Tal ação é historicamente situada e serve tanto para a manutenção do status quo quanto para a mudança do contexto educacional. O planejamento acontece em três níveis: macro, referindo-se à definição das políticas educacionais federais, estaduais e municipais; intermediário, abrangendo a elaboração dos planos de ação das instituições; e micro, quando planejadas as situações de ensino.
Disserte sobre as especificidades de cada nível de planejamento, considerando suas interfaces e os sujeitos envolvidos em cada processo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para muitos teóricos e pesquisadores do ensino de ciências, os professores devem incorporar no seu trabalho outros elementos de ensino, para além da proposta curricular apresentada nos livros didáticos. Sobre essa temática, discorra sobre a importância do livro didático na organização curricular e os desafios para o ensino baseado no desenvolvimento de competências e habilidades
Durante muito tempo a avaliação foi entendida como um processo excludente em sala de aula. Hoje compreendemos a necessidade de discutir avaliação como forma de contribuir na aprendizagem das crianças. Desse modo, discuta o tema da avaliação escolar no âmbito da educação básica, apresentando desafios e sucessos vinculados à prática pedagógica.
Redija um texto dissertativo, na modalidade culta da Língua Portuguesa, acerca das atribuições do Professor de Educação Especial, considerando os seguintes tópicos:
I- A formação acadêmica e continuada do Professor da Educação Especial.
II- O uso da sala de recursos multifuncionais.
III- Caminhos para viabilizar a inclusão do espaço escolar.




