Considere a seguinte situação hipotética:
Um município decide realizar obras de pavimentação de uma via pública em um bairro da cidade, visando melhorar a infraestrutura local. Essas obras resultam em uma valorização imobiliária significativa na região, beneficiando os imóveis adjacentes. Em decorrência dessa valorização, o Município decide instituir a cobrança de contribuição de melhoria para custear parte das despesas das obras.
Com base no art. 81, do Código Tributário Nacional, explique de forma detalhada os seguintes aspectos:
1. Fundamento da contribuição de melhoria: explique qual é o fundamento da contribuição de melhoria, conforme o texto do art. 81, e como essa contribuição está relacionada ao custo de obras públicas que resultam em valorização imobiliária.
2. Limites da contribuição de melhoria: aborde os limites total e individual estabelecidos no texto do artigo. Explique o que significa o limite total (despesa realizada) e o limite individual (acréscimo de valor) da contribuição de melhoria em relação às obras públicas.
3. Legitimidade para instituição: explique quem tem a legitimidade para instituir a contribuição de melhoria, ou seja, quais entes federativos podem fazê-lo, de acordo com o dispositivo legal.
4. Procedimentos e critérios de cálculo: comente sobre os procedimentos e critérios que devem ser adotados para o cálculo da contribuição de melhoria em relação aos imóveis beneficiados pelas obras públicas, considerando as regras do Código Tributário Nacional.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Suponha que um município tenha uma lei que proíbe a construção de edifícios com mais de cinco andares em uma determinada área da cidade, visando à preservação da paisagem e da identidade visual da região. Um cidadão, proprietário de um terreno nessa área, deseja construir um edifício de dez andares. Ele solicita uma autorização à prefeitura para realizar a construção e alega que a limitação imposta pela lei municipal fere seu direito de propriedade.
Diante desse cenário, explique de forma detalhada, com base no conceito de “poder de polícia” e no Código Tributário Nacional, como a administração pública deve agir ao avaliar o pedido do cidadão, e se a limitação imposta pela lei municipal é le…
A empresa “Doce Mel” foi citada em 10/11/2006 acerca de execução fiscal ajuizada pelo Município de Pedra Branca, pelo não pagamento de IPTU. O despacho determinando a citação é de 05/05/2006. Expedido Mandado de Penhora, nenhum bem em nome da empresa foi identificado. Ciente da ausência de identificação de bens em 01/12/2006, a municipalidade volta se manifestar no feito em 02/12/2023, requerendo a realização de BACENJUD, oportunidade em que se identificam bens em nome dos sócios da empresa. Em 10/02/2014, o Município pede o redirecionamento da execução fiscal aos sócios, a fim de que os bens identificados, quando da realização do BACENJUD, sejam penhorados.
Desde o ajuizamento d…
Com base nos dispositivos normativos aplicáveis, redija um texto dissertativo esclarecendo, de forma fundamentada, se é possível a concessão de remissão, isenção ou anistia de crédito tributário que decorra da prática de um crime.
Ao elaborar o seu texto, aborde, necessariamente, aos seguintes pontos:
a) Diferença entre remissão, isenção e anistia;
b) Princípio do non olet e sua aplicação no caso de crédito tributário que decorra da prática de um crime.



