Leia o texto a seguir.
É importante compreender o potencial educador do espaço, projetado para acolher e também para desafiar, despertar para novas questões a serem investigadas e descobertas, ampliando-se o sentimento de pertencimento e o afeto pela escola, o desejo de encontros e reencontros. Nesse sentido, ele deve estar em interlocução com o currículo, para melhor contribuir para o desenvolvimento e as aprendizagens planejadas para a sala de aula, como parte da proposta pedagógica.
É por meio do diálogo entre a escola e o órgão central da SMED, a partir da escuta da demanda das crianças e dos profissionais envolvidos, que se constroem os espaços escolares.
Hortas e Pomares: É política da RME-BH, desde 2018, a previsão de espaços de cultura da sustentabilidade e do cultivo de hábitos saudáveis. Escolas menores podem criar espaços alternativos com jardineiras e/ou jardins e hortas verticais, para garantir que todas as crianças tenham acesso a esses locais e desenvolvam projetos sobre a temática (como por exemplo, no campo espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela).
Sugestões de espaços para Educação Integral – Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Educação, Assessoria de Comunicação/SMED, março de 2022.
https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/educacao/2023/sugestao-de-espacos-para-educacao-integral.pdf
a. Cite outro exemplo de espaço, ou intervenção no mesmo, em interlocução com o currículo para a Educação Infantil e explicite uma possível aprendizagem que este espaço promove para as crianças.
b. Descreva a concepção de criança que fundamenta o potencial educador do espaço.
c. Apresente ações do professor(a) de Educação Infantil que avaliem o contexto educativo.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em setembro de 2023, determinado deputado distrital apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa (AL), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos.
Fato 1: atualmente, a AL extrapolou o limite alerta de 90% da despesa total com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por estar calculando, de forma irregular, a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do seu cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a AL deixou de remeter e não tornou disponíveis ao TCE, para fins de registro, os atos de admissão e de ap…
O direito à diferença e a educação intercultural.
“Somos todos iguais ou somos todos diferentes? Queremos ser iguais ou queremos ser diferentes? Na atualidade motiva-nos muito mais, em nossa conduta, em nossas expectativas de futuro e projetos de vida compartilhada, o direito de sermos pessoal e coletivamente diferentes uns dos outros”. Esse é o principal desafio de uma educação em perspectiva intercultural.
A primeira característica da interculturalidade é a promoção deliberada da interrelação entre os diferentes grupos culturais presentes na sociedade. Nesse sentido, essa perspectiva se opõe tanto às visões que defendem a afirmação radical de identidades culturais específicas (diferenciali…
Leia os documentos a seguir.
I. Uma definição adequada de educação integral é aquela que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também em sua dimensão biopsicossocial. Nesse sentido, a educação deve considerar as crianças e os adolescentes sujeitos inteiros, com todas as suas vivências e aprendizagens. Somente o que se coloca como desafio, como inquietação para educadores e educandos, pode se transformar numa relação profícua de ensino-aprendizagem.
Adaptado de GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, nº 2, 2006, p. 130.
II. Uma escola democrática precisa contribuir para…



