Os problemas escolares atuais, elencados pelos estudos especializados, são muito numerosos: falta de comunicação eficiente com os pais, problemas de relacionamento causados pelo uso indiscriminado do WhatsApp, falta de informações necessárias sobre a vida escolar dos alunos e a falta de engajamento dos pais, além da impossibilidade de conter a violência social que é trazida para o relacionamento dentro da sala de aula.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em setembro de 2023, determinado deputado distrital apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa (AL), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos.
Fato 1: atualmente, a AL extrapolou o limite alerta de 90% da despesa total com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por estar calculando, de forma irregular, a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do seu cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a AL deixou de remeter e não tornou disponíveis ao TCE, para fins de registro, os atos de admissão e de ap…
Leia os documentos a seguir.
I. Uma definição adequada de educação integral é aquela que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também em sua dimensão biopsicossocial. Nesse sentido, a educação deve considerar as crianças e os adolescentes sujeitos inteiros, com todas as suas vivências e aprendizagens. Somente o que se coloca como desafio, como inquietação para educadores e educandos, pode se transformar numa relação profícua de ensino-aprendizagem.
Adaptado de GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, nº 2, 2006, p. 130.
II. Uma escola democrática precisa contribuir para…
A tarefa de educar parece caber a muitos setores: ao governo, à escola e à família. No meio de todas as dificuldades do momento presente, o que cabe à escola e à família? É possível delimitar o espaço de cada uma delas?



