A Lei Complementar nº 179 (LC 179), de 24 de fevereiro de 2021, constituiu um marco na história do Brasil, ao dispor sobre a autonomia do Banco Central do Brasil (BCB) e sobre a nomeação e a exoneração de seu Presidente e de seus Diretores.
A literatura econômica e a experiência internacional mostram que maior autonomia do banco central tem diversos efeitos sobre a economia.
Nesse sentido, responda aos itens a seguir:
a) À luz da teoria econômica, qual o impacto da aprovação da autonomia do BCB sobre o nível e a volatilidade da inflação e sobre a taxa estrutural de juros? Explique por quais canais essas variáveis são afetadas.
b) Como a LC 179 garante a transparência e a prestação de contas pelo BCB?
c) ALC179 define como um dos objetivos do BCB suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego, sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade dos preços. Como esses dois objetivos podem ser conflitantes para o BCB?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Gás natural: ANP aprova Relatório de Análise de Impacto Regulatório sobre regulamentação do acesso a infraestruturas essenciais.
A Diretoria da ANP aprovou ontem (16/5) o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) relativo ao acesso às infraestruturas essenciais de gás natural, etapa do processo de regulamentação do acesso de terceiros aos gasodutos de escoamento da produção, às instalações de tratamento ou processamento de gás natural e aos terminais de gás natural liquefeito (GNL).
O relatório foi produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria ANP nº 116, de 19 de abril de 2022, composto por diferentes áreas técnicas da Agência. O objetivo do GT é propor a regulamen…
Os problemas ambientais e sociais são uma preocupação global cada vez mais emergente. Relevantes e complexos, são capazes de impactar tanto a qualidade de vida das pessoas, quanto o equilíbrio dos ecossistemas que asseguram a vida na Terra. Tais problemas, em geral, são resultado da atividade humana e exigem ações globais sustentáveis, emergentes e estruturadas. Nesse sentido, a crise socioambiental atual mostra que, para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações, é urgente induzir novos paradigmas ao sistema econômico vigente.
Nessa perspectiva, à medida que os problemas socioambientais se tornam mais notáveis (por exemplo: mudanças climáticas e desigualdade social), mais urg…
“No início da década de 1990, o Brasil enfrentava um dos períodos mais desafiadores de sua história econômica, marcado por hiperinflação, instabilidade política e descrédito internacional. A partir de 1994, o Plano Real, idealizado por uma equipe liderada por Fernando Henrique Cardoso, representou uma mudança estrutural: combateu a inflação, introduziu uma nova moeda e inaugurou um ciclo de abertura econômica e integração aos mercados globais. “
GIAMBIAGI, Fábio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças públicas: teoria e prática no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Baseado nos fatos narrados, elabore um texto discursivo sobre o plano real e a abertura econômica que ocorreram no Brasil nos a…



