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Q228063 | Economia e Finanças Públicas
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEN - Senado Federal
Cargo: Consultor Legislativo - SEN
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática90 linhas

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O Poder Executivo editou Lei Ordinária nº XX.XXX no ano 2023, seguindo a mesma linha da Lei nº 12.382 de 2011, que dispôs sobre o valor do salário-mínimo em 2011 e a sua política de valorização de longo prazo.

Como diretriz para valorização do salário-mínimo, o Art. X1 da lei editada define que o salário mínimo, a partir de 2024, deverá ser reajustado pela expectativa do IPCA do respectivo ano, adicionado de 5 pontos percentuais (5p.p.), visando atender o Art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal, que determina que o salário mínimo seja capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo.

No Art. X2, a lei define que os reajustes e aumentos fixados na forma do Art. X1 serão estabelecidos pelo Poder Executivo, por meio de decreto, nos termos desta Lei. Adicionalmente, afirma que esse decreto do Poder Executivo deverá divulgar a cada ano os valores mensal, diário e horário do salário-mínimo decorrentes do disposto neste artigo, correspondendo o valor diário a um trinta avos e o valor horário a um duzentos e vinte avos do valor mensal.

Ao final de 2023, o Presidente da República edita Decreto que prevê que o salário-mínimo em 2024 passará de R$ 1.300 para R$ 7.000, a partir de janeiro, conforme cálculo definido pelo Dieese.

A Senadora Maria observou que o decreto supramencionado viola o Art. X2 da lei ordinária editada, uma vez que, segundo projeção do 1PCA para 2024, a inflação será de 5%; assim, adicionado 5p.p., o reajuste deveria ser de 10% aplicado sobre R$ 1.300. Portanto, conclui-se que o valor de R$ 7.000 extrapola significativamente o valor de R$ 1.430, que deveria ser fixado segundo a lei ordinária. Por tal razão, a Senadora decidiu apresentar um projeto de decreto legislativo visando à sustação do Decreto que exorbitou do poder regulamentar.

Apresente a JUSTIFICAÇÃO dessa proposição legislativa, do ponto de vista de seu mérito econômico-social, que inclua análise do efeito de um salário mínimo tão elevado, com base na teoria de Economia do Trabalho, em atenção aos seguintes aspectos:

a) Qualé o efeito sobre indicadores de mercado de trabalho: remuneração média, desemprego e informalidade? Explique os canais de transmissão desse efeito de forma detalhada.

b) Qual é o efeito sobre a inflação? Qual(is) tipo(s) de inflação são impactadas e por quê? Explique os canais de transmissão desse efeito de forma detalhada.

c) Qual é o efeito sobre as contas públicas: previdência social e transferências de renda assistenciais? Explique os canais de transmissão desse efeito de forma detalhada.

d) Considerando os efeitos descritos nos itens anteriores, qual é o efeito sobre a desigualdade e a pobreza? Por quê?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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