Considere a seguinte situação hipotética:
Após atingir 75 anos de idade, um Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que ocupava um dos cargos de auditor (conselheiro-substituto), aposentou compulsoriamente. Após a aposentadoria, a composição do TCDF ficou assim:
4 Conselheiros indicados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal;
1 Conselheiro indicado entre membros do Ministério Público junto ao TCDF;
1 Conselheiro indicado pelo Governador.
Para suprir o cargo vago, o Governador do DF indicou listra tríplice, com o nome de três pessoas, para aprovação da CLDF. Ao final, o indicado, Semka Bêlo, que não fazia parte do rol de servidores do TCDF, foi aprovado pela CLDF e tomou posse como novo Conselheiro.
Semka Bêlo possui 60 anos de idade, comprovou idoneidade e notório conhecimento jurídico, tendo exercido esse tipo de atividade em diversos órgão do DF por mais de 20 anos.
Por fim, sabe-se que, antes da atual situação, as duas últimas vagas dos cargos de indicação do Governador do DF foram de um membro do Ministério Público junto ao TCDF e outro de indicação própria, nesta ordem.
Tendo como base a situação hipotética, discorra sobre os requisitos para a nomeação dos conselheiros do TCDF e sobre a regularidade ou não da escolha do novo conselheiro, justificando a resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com base no Regimento Interno do Tribunal de Contas da União (TCU) e considerando as espécies recursais previstas, redija um texto dissertativo, abordando o que se pede a seguir:
- Os tipos de recursos admitidos no TCU, conforme seu Regimento Interno; [valor: 1,75 pontos]
- Discorra sobre as hipóteses de cabimento de, pelo menos, dois tipos de recursos, indicando se há, ou não, efeito suspensivo.; [valor: 3,00 pontos]
Em uma ação de fiscalização de contas, o Tribunal de Contas de um Estado da federação evidenciou que o prefeito de um município jurisdicionado assumiu, pessoalmente, a gestão de convênio firmado com municípios limítrofes cujo objeto era o repasse de verbas para execução de projetos de infraestrutura de interesse comum. Ao avaliar a execução do referido convênio, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou diversas irregularidades que, nos termos de sua Lei Orgânica, culminariam na rejeição das contas e na aplicação de penalidades, dentre outras medidas.
O processo de fiscalização fora devidamente convertido em tomada de contas especial, na forma autorizada nas normas do TCE. Após a conc…
O Secretário de Administração Geral encaminhou consulta formal ao chefe da Diretoria de Licitações e Contratos acerca de diferentes situações ocorridas no âmbito da gestão contratual e das contratações públicas promovidas pelo órgão:
- Sigilo do orçamento estimado na licitação.
No curso de processo licitatório promovido pelo órgão, o setor responsável, de forma justificada, classificou o orçamento estimado da contratação como sigiloso. Contudo, além de restringir a divulgação do orçamento aos licitantes, também foi negado seu acesso à Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, sob o argumento de que o sigilo deveria ser mantido em todos os níveis. O Secretário solicita …



