Discursiva Redação TRT 12 SC (FCC) 2023: Como será a prova discursiva do concurso?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva redação TRT 12 (FCC) será o diferencial neste concurso.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva redação TRT 12 (FCC) para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, Analista Judiciário – Área administrativa e Técnico Judiciário – Área administrativa, veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva Redação TRT 12 (FFC)

redação trt 12

As dicas que eu vou passar serve para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, Analista Judiciário – Área administrativa e Técnico Judiciário – Área administrativa.

Ademais, a prova discursiva redação TRT 12 (FCC) acontecerá no mesmo dia e horário da prova objetiva (22/10/2023), nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra e Tubarão, nos seguintes períodos:

  • No período da manhã para os cargos de Analista Judiciário, todas áreas e especialidades; e
  • No período da tarde para os cargos de Técnico Judiciário, todas as áreas e especialidades.

Na discursiva redação TRT 12 (FCC), o candidato deverá desenvolver o texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos referido no Edital.

Segundo o Edital, a Prova Discursiva-Redação tem o objetivo de avaliar a proficiência em Língua Portuguesa em sua modalidade escrita, considerando a capacidade de compreender e expor argumentos com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade a respeito do tema e com base nos textos de apoio propostos avaliando inclusive a correção gramatical.

Considerando que o texto constitui uma unidade, os itens discriminados a seguir são avaliados pela Banca FCC em estreita correlação:

  • Conteúdo – até 4 (quatro) pontos:

a) perspectiva adotada no tratamento do tema;

b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;

c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

  • Estrutura – até 3 (três) pontos:

a) respeito ao gênero solicitado;

b) progressão textual e encadeamento de ideias;

c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra, quanto ao Conteúdo, abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

  • Expressão – até 3 (três) pontos:

A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com os demais critérios, considerando-se:

a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido; adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;

b) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos; propriedade vocabular; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

A redação da Banca FCC é uma das mais difíceis. Isso ocorre, porque a Banca Examinadora é muito exigente na correção e exige um aprofundamento e um senso crítico mais apurado do candidato. Por isso, além da técnica, o candidato deve demonstrar uma visão mais filosófica e sociológica dos temas.

O que será cobrado no dia do concurso ninguém sabe. Todavia, ao analisar provas anteriores, é possível ver a forma como a banca normalmente cobra o estilo de prova discursiva-redação.

Para você ter uma ideia, veja a questão do último concurso do TRT 18ª Região, retirada da Biblioteca de Discursivas:

Com seu humor característico, o escritor Luis Fernando Verissimo nos propôs esta relevante consideração sobre o tema geral da liberdade:

“Dizer que a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro é muito bonito. Mas e se a liberdade foi mal distribuída e o meu vizinho tem um latifúndio de liberdade, enquanto a minha é um quintalzinho de nada? É feio sugerir um reestudo dessa divisão?”

Com base no que se afirma, redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você exponha com clareza sua posição crítica acerca do tema nele tratado.

Veja que o tema não tem relação com nenhuma matéria de conhecimento específico e nem é diretamente associada ao cargo. Então, realmente pode ser cobrado qualquer coisa.

Em suma, o enunciado é dividido em duas partes: texto motivador e comando da questão.

Texto motivador: Traz, em regra, o assunto, com o objetivo de contextualizar o candidato sobre o tema.

Comando da questão: expõe o tipo textual exigido (dissertativo-argumentativo) e, nem sempre, apresenta o tema.

Com base nessas informações, cabe ao candidato montar uma tese, isto é, criar um ponto de vista a ser defendido acerca do tema e elabora tópicos para respondê-lo.

Para fins da Banca FCC, você pode adotar duas estruturas de texto:

TEXTO COM 3 PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO

TEXTO COM 2 PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO

Ao longo do curso, vamos praticar discursivas com os dois formatos.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva redação TRT 12 (FCC) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso CURSO DE DISCURSIVA REDAÇÃO TRT 12 SC (FCC).

Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas no o que pode ser cobrado na prova discursiva redação TRT 12 (FCC), no vídeo abaixo:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários