Leia o seguinte trecho do art. 40 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. (Redação dada pela Emenda Constitucional no 103, de 2019)
(Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)
Tendo em vista o que se conhece sobre a gestão de planos de previdência social, responda às seguintes questões.
a) No corpo do texto do art. 40, é dito que o regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário. Cite e explique qual é a modalidade de regime de custeio adotada pelo regime próprio de previdência social, relacionando-o com a solidariedade explicitada no corpo da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
b) No mesmo artigo em questão, é dito que serão observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Explique como tal conceito se relaciona com a obtenção de uma alíquota atuarialmente justa (actuarial fairness), citando 4 premissas biométricas que um atuário deve considerar quando de seu cálculo.
c) O art. 40 explicita que o financiamento do regime próprio de previdência social será feito mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas. Cite e explique o principal argumento demográfico que justifica a inclusão dos aposentados e pensionistas como financiadores do regime próprio de previdência social, bem como possíveis impactos que a não contribuição destes últimos traria sobre os demais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Senhora Doralice Honória ficou viúva no segundo semestre de 2007, quando seu finado marido sofreu grave acidente na empresa privada que laborava. Agora ela distribuiu perante a Justiça Federal, no foro do domicílio da Ré, ação revisional de pensão acidentária com a pretensão de ver o seu benefício dos últimos 15 anos ser reajustado pelos mesmos índices do salário dos ativos da categoria profissional a que pertencia o seu finado cônjuge (reajustados pelos índices previstos em Convenção Coletiva do Trabalho).
Como Procurador(a) da Autarquia competente, elabore a peça cabível com as devidas fundamentações.
O Direito Previdenciário é o ramo do Direito Público que estuda a organização e o funcionamento da Seguridade Social. A Proteção Social é a garantia de inclusão a todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou em situação de risco. Essa proteção se exterioriza por mecanismos criados pela sociedade, ao longo do tempo, para atender aos infortúnios da vida, como doença, idade avançada, acidente, reclusão, maternidade entre outros, que impeçam a pessoa de obter seu sustento.
Na Constituição Federal de 1988 (CF/88), está previsto que “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os di…
Suponha que determinada proposta de emenda à Constituição da República, ao assegurar novo adicional remuneratório a certa categoria de agentes públicos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, contemplasse dispositivo garantindo que esse adicional integrará os respectivos proventos de aposentadoria e a pensão dos dependentes de tais agentes, independentemente de contribuição e do regime previdenciário, hipótese em que será custeado pelo órgão a que pertencer o agente.
Tendo em vista os princípios que regem o RPPS e a evolução no tratamento constitucional da matéria a partir da EC nº 20/1998, esclareça em que medida a aludida proposta se coaduna com os propósitos reformistas…



