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Q205708 | Controle Externo
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: TCM-SP - Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Cargo: Auditor de Controle Externo

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O Direito Administrativo tem a sua origem vinculada à institucionalização do Estado de Direito como forma de organização política da sociedade. O modo como se concebem os instrumentos de ação administrativa vem sofrendo mutações ao longo do tempo, em razão da necessidade do Estado atender as demandas que lhe são conferidas pela sociedade em determinado contexto histórico.
Nas últimas três décadas, o conjunto de obrigações impostas pelo poder constituinte a serem atendidas pelo Estado brasileiro produziu reflexos na forma como se relacionam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, por consequência, no exercício do controle externo da Administração.
A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro passou por modificações que buscam requalificar a forma de exercício da ação administrativa dentro desse novo cenário. De acordo com essas alterações e os precedentes firmados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o assunto, responda, de maneira fundamentada:
a) se o controle externo a cargo dos Tribunais de Contas pode ser exercido com base em princípios jurídicos e, se sim, de que forma;
b) de que maneira a mudança de entendimento dos órgãos de controle externo sobre determinado tema afeta os atos praticados pela Administração;
c) que espécie de situações dão ensejo à responsabilização pessoal dos agentes públicos por suas decisões e opiniões técnicas.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Nas últimas três décadas, o conjunto de obrigações impostas pelo poder constituinte a serem atendidas pelo Estado brasileiro produziu reflexos na forma como se relacionam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, por consequência, no exercício do controle externo da Administração.
A Lei de Introdução às Normas do Di…

Considere a seguinte situação hipotética: A Câmara Municipal de São Paulo editou lei estabelecendo que “todos os contratos celebrados entre a Prefeitura e empresas particulares, referentes à execução de obras e prestação de serviço, dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas do Município, que terá 5 (cinco) dias de prazo para exarar parecer quanto à legalidade do contrato, contados da data de entrada no protocolo da Corte de Contas.”
Diante do exposto, responda:
a) O regulamento municipal é constitucional? Justifique.
b) As competências dos Tribunais de Contas e das Cortes de Contas Municipais têm assento constitucional? Justifique.

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