O município “X”, devidamente autorizado pela legislação que tem a aplicável, pretendendo adquirir medicamentos manipulados homeopáticos e alopáticos, para fornecer a população de baixa renda, promoveu licitação, escolhendo a modalidade de pregão não eletrônico. Foram apresentadas propostas pelas empresas “Y”, “K” e “Z”. A empresa “Z” foi desclassificada e, cinco dias após a sessão em que declarado o vencedor, interpôs recurso, arguindo:
a) que foi desclassificada porque não tinha autorização para manipular remédios homeopáticos, porem, no seu entender, deveria disputar o fornecimento dos medicamentos alopáticos;
b) “Y”, empresa vencedora, e com quem o contrato foi assinado, embora apresentando pregos inferiores ao da empresa “K”, eram eles muito superiores aos que a recorrente oferecia.
O recurso não foi conhecido por intempestividade. A empresa “Z” representa ao Tribunal de Contas do Estado, arguindo:
a) a inadequação do pregão, no caso, porque o objeto do certame não corresponde somente a produto, mas também a serviço;
b) o desacerto da decisão que não conheceu do recurso, porque interposto no prazo recursal estabelecido pela Lei nº 8.666/93 e c) sendo o prego praticado pelo vencedor significativamente mais elevado que o seu, houve lesão ao patrimônio publico, isto porque o pregoeiro não negociou com o vencedor para obter melhor prego, embora tivesse sido alertado de que o valor exorbitava do praticado no mercado.
Elabore parecer sobre a representação da empresa “Z”, propondo a solução adequada.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Estado Alfa objetiva criar uma fundação de direito privado para a prestação de serviços de saúde, a ser designada Dobem, mediante a adoção do regime celetista para a admissão de pessoal.
Diante dessa situação hipotética, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, responda aos itens a seguir:
1 – Qual o conceito de fundações públicas e qual sua natureza jurídica?
2 – Como as fundações públicas podem ser criadas?
3 – É possível a criação da fundação Dobem? O regime de pessoal adotado é admitido?
O Ministério Público, após 7 anos, ajuizou ação de improbidade administrativa contra Carlos, tendo requerido a indisponibilidade de seus bens, inclusive de valores em aplicações financeiras provenientes de verbas trabalhistas. Devidamente citado, Carlos apresentou defesa alegando que seu ato não havia gerado qualquer prejuízo ao erário e, por isso, não configurava improbidade.
Considerando as informações apresentadas, sob a ótica da Lei nº 8.429/92 e suas atualizações, redija um texto respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos
• Qual a natureza dos atos de improbidade administrativa (civil, penal ou administrativa)?
• Considerando o prazo prescricional e a competência …
Tendo como base as regras previstas na Lei nº 14.133/2021, no âmbito da execução de um contrato administrativo, responda, de forma fundamentada:
1. Há possibilidade de alteração unilateral do contrato pela administração pública?
2. Em que situações o contrato pode ser alterado por acordo entre as partes?



