sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q125916 | Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCM-RJ - Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
Cargo: Procurador
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática90 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Suponha que a secretaria da Cultura do Estado do Ceará tenha realizado uma licitação do tipo menor preço, pelo regime diferenciado de contratações, para construção, em Juazeiro do Norte, de um complexo voltado a preservação da memória e cultura do Estado, abrangendo museu, galeria de arte para exposições rotativas, espaço para aulas de culinária regional, restaurantes e bares de comidas típicas, além de amplo espaço destinado a estacionamento de veículos, inclusive ônibus de excursões oriundas de outros municípios. A medida teria permitido, como consequência, o desenvolvimento de toda a região vizinha ao município, gerando empregos diretos e indiretos, razão pela qual o governo estadual teria logrado êxito em obter mais da metade dos recursos em financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, estatal federal. Edital, destruindo com o anteprojeto de engenharia, teria estabelecido que incumbisse a contratada a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, bem como a execução da obra respectiva. Considere que teriam comparecido ao certame duas empresas interessadas, objeto sido adjudicado a vencedora e à licitação, homologada, em conformidade com as regras do edital. O contrato, no valor de R$ 55 milhões, teria sido assassinado pelo Secretário da Cultura, mesma autoridade que teria autorizado a abertura da licitação, no uso de atribuições delegadas pelo Governador do Estado. Durante a execução contratual, em função da necessidade de alteração das especificações para melhor adequação técnica a solução arquitetônica adotada para a construção do complexo cultural, teria sido celebrado o termo aditivo ao contrato, cujo valor total, de acordo com planilhas apresentadas pela contratada e aprovadas pelos setores técnicos financeiro da Pasta, passaria a ser de R$ 66 milhões. Considerando que a maior parte dos recursos que financiaram o projeto, da ordem de 70%, seriam provenientes do BNDES, e que o restante já estaria depositado em conta vinculada a Fundo Estadual, cujo destino estaria expressamente previsto em lei, a contratação teria sido submetido ao controle do Tribunal de Contas do Estado, até porque esta corte teria recebido cópia do edital da licitação por ocasião de sua publicação. Não teria sido feita, assim, nenhuma comunicação ao TCE.

Diante dos elementos acima e da legislação pertinente, elabore um parecer, devidamente fundamentado, na qualidade de Procurador do Ministério Público especial, promovendo uma análise crítica da licitação, contratação de corrente e sua execução, bem como do controle exercido por TCU e TCE, posicionando-se, ainda, pela regularidade ou irregularidade das condutas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas, inclusive com indicação de quais providências você recomendaria que fossem adotadas no caso sob comento.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Administrativo
BancaFCC

A Polícia Militar de um estado da federação organizou uma operação de fiscalização para controle de embriaguez na condução de veículos automotores. Para além das questões criminais possivelmente envolvidas, diante dos motoristas que se mostraram em desacordo com os níveis de álcool permitidos para a condução de veículos, aferidos mediante uso de instrumento específico (bafômetro), os agentes apreenderam os veículos, bem como autuaram e lavraram autos de infração e imposição de multas.

 

Em relação à atuação, responda aos questionamentos abaixo:

a) O caso narrado dependeria de prévio processo administrativo, com respeito ao contraditório e ampla defesa, sendo vedada a apreensão e a impos…

João Antônio, servidor público que atua em órgão da Administração, se deu conta de que havia emitido autorização de uso de um bem público, quando, pela normatização vigente, a competência para a prática do ato seria de seu superior, embora, no passado, já tenha recebido delegação para a prática de atos de tal natureza. Ciente da situação, o particular interessado solicitou a regularização do referido ato administrativo.

Acerca do tema, responda aos questionamentos abaixo de forma justificada:

a) O que é a convalidação, quais seus efeitos e requisitos?

b) No caso concreto, é possível a regularização do ato?

Em uma autarquia federal responsável pela gestão de parques ecológicos, foi celebrado, por dispensa de licitação, um contrato para a prestação de serviços de manutenção das trilhas e estruturas dos parques. Durante a fase de execução do contrato, verificou-se que houve um equívoco na especificação de um dos serviços, que deveria abranger a manutenção de uma ponte de madeira, mas foi erroneamente descrito como manutenção de uma ponte metálica.

Considerando a temática dos contratos administrativos, sua extinção ou manutenção, à luz da Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021, redija um texto dissertativo abordando o seguinte:
1) qual a distinção entre dispensa e inexigibilidade de licitação? Cite,…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários