Em 2012, João Pedro se inscreveu como profissional autônomo de nível Universitário no município de Aracaju. Em 28/2/2021, requereu o cancelamento do seu registro, pois havia tomado posse em um cargo público em 28/2/2018. Contudo, o pedido foi negado ante a existência de irregularidades nas obrigações tributárias principais e acessórias do contribuinte.
Considerando essa situação hipotética, redija um texto, respondendo, de modo fundamentado, aos seguintes questionamentos.
- Aponte o fato gerador e a incidência do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Fundamente na legislação federal e municipal. [valor: 4,00 pontos]
- Para os efeitos do ISSQN, o que se entende por empresa e por profissional autônomo. Fundamente na legislação municipal. [4,50 pontos]
- Discorra sobre a sistemática de tributação do ISSQN incidente sobre o serviço prestado pelo profissional autônomo, pela sociedade uniprofissional e pelos demais contribuintes. [valor: 10,00 pontos]
- À luz da Lei nº 1.547/1989, no caso hipotético, o fisco poderia ter negado o cancelamento da inscrição no cadastro fiscal por irregularidade de obrigações tributárias principais ou acessória? [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O prefeito de Aracaju reuniu-se com seus Secretários para definir as diretrizes que orientariam a elaboração da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2021. Dentre outros assuntos acordados na reunião, foi tratado o seguinte:
- a) O Prefeito deseja conceder benefícios tributários a empresas que sejam contribuintes do ISS, como meio de incentivo à instalação no Município.
- b) O Secretário de Educação informou a necessidade de realização de concurso público e contratação de professores em caráter efetivo para educação básica.
- c) O Secretário Municipal de Administração apresentou os seguintes dados referente ao último Relatório de Gestão Fiscal publicado pelo Município:
– A…
O Tribunal de Justiça do estado Ceará celebrou um contrato com a empresa Alfa, denominado “Locação de veículos”. A empresa Alfa era sediada em Caucaia-CE.
Alfa foi contratada para realizar o transporte móvel de servidores dentro do Município de Fortaleza. Toda a prestação do serviço ficou sob a responsabilidade da empresa cedente (escala de motoristas, seleção e manutenção dos veículos).
Além disso, não havia qualquer tipo de subordinação do serviço prestado para com o Tribunal.
Na celebração do contrato, não havia previsão de recolhimento do ISSQN por parte da empresa, tampouco por parte do Tribunal. O Tribunal possuía o entendimento que não haveria incidência do ISSQN para locação de ve…
Com vista a aumentar a arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Fortaleza enviou à Câmara Municipal dois projetos de lei.
O primeiro dispunha sobre a alteração do previsto no art. 291, da Lei Complementar nº 159/2013, com vista a reduzir o desconto de até 10% (dez por cento) para até 8% (oito por cento) sobre o valor do IPTU, dado ao contribuinte que efetuar o pagamento do imposto no valor integral até a data do vencimento da cota única.
O segundo projeto tratava da revogação da isenção de IPTU para imóvel de propriedade de clubes sociais, utilizados como sede, previsto na mesma LC nº 159/2013.
Ambos os projetos foram aprovados pelo legislativo em 21 de …



