Texto I
Nelson Mandela, um advogado da educação
Legado de Madiba para a educação passa pela defesa firme da educação de qualidade para todos.
[…] Mesmo depois de seu período na presidência e já octogenário, Mandela não deixou de lado sua ligação com educação. Em 2003, ele participou do lançamento da rede Mindset, uma organização sem fins lucrativos que provê material educativo e curricular para alunos e professores em vários temas, desde economia, matemática e física até tecnologia e orientação para a vida. Na ocasião, proferiu uma de suas aspas mais famosas e que resume parte de seus valores. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, disse ele. E avisou: “Vou usar o resto dos meus dias para ajudar a África do Sul a se tornar mais segura, saudável e educada”. […]
O legado de Mandela para a educação, portanto, passa pela defesa firme de uma educação de qualidade para todos, seja na cidade no campo, na escola ou na universidade. A educação, para ele, era uma forma de empoderar e libertar as pessoas, e a liberdade sempre foi sua maior bandeira. “Uma boa mente e um bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você adiciona a isso um idioma bem falado ou uma caneta, então você tem uma coisa realmente especial”, dizia ele. (Patrícia Gomes. Jornal do Brasil. 12/12/2013. Adaptado.)
Texto II
Mito ou fato: o brasileiro dá valor à educação?
Para Ricardo Henriques (economista, superintendente executivo do Instituto Unibanco e professor da UFF), a geração que não foi escolarizada busca a mobilidade social colocando seus filhos na escola. “No entanto, tem a memória ainda, dada a sua baixa escolarização, que rebate na não valorização da educação. Por outro lado, a gente tem outro grande desafio: a elite brasileira ainda não reconhece o conhecimento como uma variável crucial para a mudança do país”, aponta.
Segundo Fernando Abrúcio (cientista político, professor da FGV e comentarista da rádio CBN), é preciso aproximar o conhecimento transmitido na escola do cotidiano dos jovens. “Se a gente não conseguir mostrar a relação entre a educação e a vida das pessoas, é muito difícil que as pessoas deem valor à educação”, avalia.
(Disponível em: http://g1.globo.com/globo‐news/noticia/2013/12/especialistas‐debatem‐quatro‐mitos‐e‐fatos‐da‐educacao‐brasileira.html.)
Texto III

Considerando os textos anteriores como motivadores, redija um texto dissertativo‐argumentativo, posicionando‐se acerca do seguinte tema:
“O real valor da educação e o valor a ela atribuído nos dias atuais”.
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Questões Relacionadas
Muita gente vê como opção compulsória a decisão entre “julgar com a cabeça” e “julgar com o coração”. Nesses termos, razão e sentimento tornam-se incompatíveis. O homem deveria reconhecer e homenagear sua complexidade, jamais admitindo essa drástica separação, pela qual tanto o sentimento como a razão saem diminuídos.
Levando em conta o que afirma esse texto, cria-se a seguinte reflexão:
“Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade alcança a justiça?”
Nesse sentido, redija um texto dissertativo-argumentativo, fundamentando o seu ponto de vista acerca desse tema.
Texto I
O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, denunciou um homem por agressão física contra sua companheira em Ananindeua. A mulher não resistiu e faleceu dias após o ato de violência.
O Ministério Público também requer toda a documentação de antecedentes criminais expedida pela Segurança Pública do Estado do Pará, nas Varas Criminal e da Infância e Juventude. O prontuário médico e exame de necropsia da vítima também foram solicitados, junto com o testemunho do médico que atestou o óbito. Todos os documentos e provas recolhidas serão apresentados na audiência para julgamento do caso, que ainda será agendada.

A pauta LGBT — lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais — no Brasil vem ganhando importância e sendo mais citada no meio acadêmico, no meio político e na sociedade civil. Mesmo assim, a comunidade LGBT no Brasil enfrenta violência em consequência da LGBTfobia. No dia 17 de maio, é comemorado o dia internacional contra a homofobia. No ano de 2021, várias organizações internacionais e governos ao redor do globo celebraram o dia e enviaram uma mensagem clara: não há espaço para a LGBTfobia. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão importante sobre o assunto: enquadrou a homofobia e a transfobia como crimes de racismo. A Corte entendeu que houve omissão inconstit…



