Um candidato ao cargo de analista judiciário de um tribunal regional do trabalho foi aprovado em concurso público, em posição não abrangida pelo número de vagas, mas incluída no cadastro reserva inicialmente previsto no edital. Durante o prazo de validade desse concurso, surgiram novas vagas, decorrentes da criação, por lei, de novos cargos e de vacância resultante de exoneração, demissão e aposentadoria. Tanto o quantitativo de novos cargos quanto as vagas decorrentes de vacância possibilitariam, de imediato, a nomeação do candidato. Dessa forma, ele requereu administrativamente sua nomeação, acreditando ter direito subjetivo. No entanto, a administração do tribunal, com base em uma série de documentos comprobatórios, indeferiu seu pedido ao argumento de que não haveria dotação orçamentária para suportar as despesas advindas de novas nomeações.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, redija um texto dissertativo, devidamente fundamentado na jurisprudência do STF e na jurisprudência do STJ, abordando os seguintes aspectos:
< análise do direito subjetivo do candidato à nomeação, em razão do surgimento de novas vagas decorrentes da vacância de cargos previamente existentes [valor: 7,00 pontos] e da criação de novos cargos; [valor: 5,00 pontos]
< análise do argumento formulado pelo tribunal para indeferir o pedido do candidato. [valor: 7,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Acerca da responsabilidade pessoal do agente público, responda aos seguintes questionamentos, de forma fundamentada na Constituição Federal de1988, na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e na jurisprudência do STF.
1 – Que hipóteses ensejam a responsabilidade pessoal do agente público, de acordo com a LINDB? [valor: 0,60 ponto]
2 – Qual o entendimento do STF a respeito da constitucionalidade das hipóteses de limitação da responsabilidade civil e administrativa do agente público disciplinadas na LINDB, considerados a previsão constitucional acerca do assunto e o direito de regresso nela previsto? [valor: 2,50 pontos]
3 – Qual o entendimento do STF acerc…
Um órgão público federal publicou edital de licitação, na modalidade concorrência, visando à execução de obra de infraestrutura de grande porte, com valor inicialmente estimado em R$ 250.000.000,00 (duzentos e cinquenta milhões de reais). Trata-se, assim, de contrato classificado como de grande vulto, nos termos da nova Lei de Licitações, aplicável ao caso.
A sociedade empresária Construmax S.A. demonstrou interesse em participar do certame. Entretanto, após a leitura atenta do edital, surgiram dúvidas relevantes quanto a determinados aspectos, razão pela qual buscou apoio de sua assessoria jurídica para esclarecê-las.
Diante dessa situação hipotética, responda, de forma fundamentada, aos qu…
Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 e o entendimento jurisprudencial do STF referente à improbidade administrativa, redija um texto dissertativo, de maneira fundamentada, abordando os seguintes aspectos:
1 – natureza do ato de improbidade administrativa; [valor: 0,90 ponto]
2 – evolução da legislação e da jurisprudência do STF acerca das modalidades do ato de improbidade, considerando o elemento subjetivo; [valor: 1,40 ponto]
3 – possibilidade, ou não, de retroatividade da legislação mais benéfica ao agente de ato de improbidade, no contexto do direito administrativo sancionador; [valor: 0,80 ponto]
4 – prescritibilidade das ações de ressarcimento ao erá…



