Júlia, de seis anos de idade, foi diagnosticada com síndrome de Usher — síndrome hereditária rara que afeta as células do ouvido interno e as células fotorreceptoras da retina. Para subsidiar o trabalho da equipe pedagógica, no que se refere ao planejamento de atividades de apoio à aprendizagem da criança, foram disponibilizadas as seguintes informações constantes dos documentos escolares de Júlia.
I A criança sofre de perda auditiva severa congênita associada à baixa visão; o campo visual é restrito e tem progredido para a perda progressiva da visão.
II A criança apresenta leve desequilíbrio quando se levanta, quando se senta ou quando se vira bruscamente de um lado para o outro.
III A criança não demonstra limitações no desenvolvimento motor nem apresenta deficiência mental.
IV Devido às suas características peculiares, a criança necessita de apoio para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de mobilidade.
Considerando essa situação hipotética, redija um texto dissertativo abordando as características sindrômicas apresentadas por Júlia [valor: 1,50 ponto], bem como aponte estratégias pedagógicas que devem ser adotadas para estimular o desenvolvimento das habilidades comunicativas [valor: 4,00 pontos] e o desenvolvimento das habilidades de mobilidade da criança [valor: 4,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …
Em grande parte das escolas públicas brasileiras, para passar de ano, os alunos têm que rezar. Literalmente. Levantamento feito pelo portal Qedu.org.br a partir de dados do Ministério da Educação mostra que, em 51% dos colégios, há o costume de fazer orações ou cantar músicas religiosas. Embora, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso seja facultativo, 49% dos diretores entrevistados admitiram ser obrigatória a presença dos estudantes nas aulas dessa disciplina. E, em 79% das escolas, não há atividades alternativas para estudantes que não queiram assistir às aulas de ensino religioso.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
Consider…
A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]
2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].
3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…



