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Q111749 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: Pref SL - Prefeitura Municipal de São Luís
Cargo: Professor de Nível Superior - Pref SL

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R., com quinze anos de idade, regularmente matriculado no quarto ano do ensino fundamental, na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado (AEE), apresenta deficiência intelectual severa, com comprometimento cognitivo e neuropsicomotor, sua fala não é bem articulada, embora apresente coerência na organização das ideias, e tem dificuldades em assimilar as propriedades físicas de determinados objetos de conhecimento, como cor, forma, textura, tamanho, entre outras características. Ainda que bastante comunicativo e que estabeleça contato com todos os colegas, ele enfrenta dificuldade de socialização, pois às vezes fica inquieto. Regularmente, o adolescente toma medicação para evitar crises convulsivas.

Maria Jusciene de Oliveira Silva et. al. A importância do AEE e a mediação do professor na inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola. Internet: www.uern.br> (com adaptações).

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos a serem adotados pelo professor do AEE responsável por atender o aluno em questão.

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 processos de aprendizagem adotados para inclusão e desenvolvimento do aluno; [valor: 4,50 pontos]

2 recursos utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. [valor: 5,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).

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