R., com quinze anos de idade, regularmente matriculado no quarto ano do ensino fundamental, na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado (AEE), apresenta deficiência intelectual severa, com comprometimento cognitivo e neuropsicomotor, sua fala não é bem articulada, embora apresente coerência na organização das ideias, e tem dificuldades em assimilar as propriedades físicas de determinados objetos de conhecimento, como cor, forma, textura, tamanho, entre outras características. Ainda que bastante comunicativo e que estabeleça contato com todos os colegas, ele enfrenta dificuldade de socialização, pois às vezes fica inquieto. Regularmente, o adolescente toma medicação para evitar crises convulsivas.
Maria Jusciene de Oliveira Silva et. al. A importância do AEE e a mediação do professor na inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola. Internet: www.uern.br> (com adaptações).
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos a serem adotados pelo professor do AEE responsável por atender o aluno em questão.
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 processos de aprendizagem adotados para inclusão e desenvolvimento do aluno; [valor: 4,50 pontos]
2 recursos utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …
Em grande parte das escolas públicas brasileiras, para passar de ano, os alunos têm que rezar. Literalmente. Levantamento feito pelo portal Qedu.org.br a partir de dados do Ministério da Educação mostra que, em 51% dos colégios, há o costume de fazer orações ou cantar músicas religiosas. Embora, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso seja facultativo, 49% dos diretores entrevistados admitiram ser obrigatória a presença dos estudantes nas aulas dessa disciplina. E, em 79% das escolas, não há atividades alternativas para estudantes que não queiram assistir às aulas de ensino religioso.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
Consider…
Considere que João, em função de sua identidade de gênero, procurou auxílio do Ministério Público para a alteração de seu nome de registro para o nome social e foi acolhido por um pedagogo desse órgão. Diante dessa situação hipotética, redija um texto a respeito da importância desse acolhimento. Em seu texto,
1 defina sexualidade humana e identidade de gênero no contexto da prevenção de violência e garantia de direitos; [valor: 3,50 pontos]
2 cite três documentos oficiais que defendem os direitos humanos no Brasil; [valor: 2,00 pontos]
3 discorra sobre duas formas de contribuição do(a) pedagogo(a) do Ministério Público para a educação em sexualidade em um contexto de direitos humanos e equid…



