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Q102908 | Administração Geral e Pública
Banca: IADESVer cursos
Ano: 2018
Órgao: IGEPREV PA - Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará

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Leia, com atenção, o texto a seguir.
A liderança tem sido definida sob diferentes perspectivas no transcorrer da evolução humana. Embora seja foco de muitos estudos, não há uma conclusão universal a respeito do conceito de liderança, assim como do comportamento e do estilo do líder (BURNS, 1978; BOWDITCH e BUONO, 2002; ROBBINS, 2005).
O termo “liderar” foi utilizado, pela primeira vez, em 825 d.C. A palavra tem origem inglesa e foi conceituada como o ato de “conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, capitanear, atravessar” (HOUAISS, 2001).
É neste quadro, fundado sobre um amplo conjunto de significados, que Robbins (2005) salienta que, na literatura atual, não há consenso acerca do que vem a significar o termo “liderança”. Não há consonância entre as abordagens quanto à origem da liderança, se esta é inata, desenvolvida ou adquirida. Muito menos há consenso em relação aos principais pontos que influenciam o processo de liderar. Não se sabe se o determinante é a figura do líder, ou o simbolismo que essa figura representa, se é a natureza da situação que possibilita a liderança, ou se são as características dos liderados que proporcionam o ato de liderar.
LIMA, Gustavo & CARVALHO NETO, Antônio. Uma leitura da evolução das teorias sobre liderança à luz da teoria da estruturação de Giddens.
Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR227.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2018, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) argumentativo acerca do tema “liderança”. Aborde necessariamente os seguintes tópicos:
a) as teorias da liderança: teoria dos traços de personalidade, teorias comportamentais e teorias situacionais;
b) os estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática; e
c) as principais diferenças entre liderança transacional e transformacional.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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