(a) Anteprojeto; (b) Celebração do contrato; (c) Comissão de licitação; (d) Edital de licitação; (e) Escolha do terreno; (f) Estudo de viabilidade; (g) Execução da obra; (h) Fiscalização da obra; (i) Procedimento da licitação; (j) Programa de necessidades; (k) Projeto básico; (l) Projeto executivo; (m) Publicação do edital de licitação; (n) Recebimento da obra; (o) Recebimento das propostas; (p) Recursos orçamentários.
a) Qual é a distribuição dessas 16 etapas nas seguintes 4 fases: (I) fase preliminar à licitação; (II) fase interna da licitação; (III) fase externa da licitação; (IV) fase contratual? Distribua, inserindo 4 etapas identificadas pelas letras em cada uma das 4 fases identificadas pelos algarismos romanos.
b) De acordo com a Lei nº 8.666/93, a execução da etapa (l) Projeto executivo poderá ser desenvolvida concomitantemente com a execução das obras e dos serviços, desde que também autorizado. Entretanto, as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver a etapa (k) Projeto básico aprovada pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.
Defina o que é um Projeto básico e enumere 3 (três) elementos que devem estar contidos nele, informando a documentação necessária para caracterizar a responsabilidade por esse projeto.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, responda:
I. Os Municípios dispõem de competência para legislar sobre licitações e contratos administrativos? Explique.
II. O que é a prorrogação antecipada de contratos de concessão de serviço público e quais são os requisitos que devem ser obedecidos para que ela possa ser utilizada em contratos municipais?
Em janeiro de 2015, a empresa TRANSPORTE FUTURO WZ LTDA. ganha a licitação para prestar específico serviço de transporte público intermunicipal, pelo prazo de 10 (dez) anos. Consta no contrato de concessão, que foi celebrado no mesmo mês, cláusula de incorporação dos bens inerentes ao serviço.
Em julho de 2017, um determinado cidadão, de nome MANUEL MARIA ANTONIO, sofre lesão pela má prestação destes serviços e ajuíza demanda contra a referida concessionária, em novembro do mesmo ano, sendo certo que a citação se dá em dezembro de 2017. Após a fase probatória, onde ficou comprovado o dano e o nexo de causalidade com as atividades delegadas pelo poder público, foi proferida sentença condenató…
MANUELA MARIA ANTONIA vem a adquirir uma grande extensão de terra, em uma área que se localiza dentro de uma reserva ambiental, onde não é possível a realização de construções. Após três anos desta aquisição, a União edita uma lei levantando metade da reserva ambiental em foco, a abranger toda a extensão de terra adquirida por MANUELA MARIA ANTONIA. No mês seguinte, o Município onde se situa esta área, edita uma lei estabelecendo as mesmas limitações existentes anteriormente, seguindo sua competência e o procedimento adequado.
Diante do enunciado acima, responda: as limitações administrativas, como as acima, gerariam o dever de indenizar a favor de MANUELA MARIA ANTONIA?



