sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q98840 | Direito Processual Civil
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2006
Órgao: AGU - Advocacia Geral da União
Cargo: Advogado da União
90 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

PEÇA JUDICIAL



O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra a União Federal, pleiteando a condenação da ré na obrigação de fazer, consistente em disponibilizar, de forma permanente e integral, os serviços adequados de saúde a pessoa carente que nominou portador de patologia grave, mediante a disponibilização, com urgência, de recursos financeiros necessários para aquisição dos medicamentos especificados, de alto custo, de que o paciente necessita. Sustentando que a saúde é direito de todos e dever do Estado e que o Sistema Único de Saúde (SUS) visa à integralidade da assistência à saúde, seja individual ou coletiva, deve atender aos que dela necessitem em qualquer grau de complexidade, de modo que, restando comprovado o acometimento do indivíduo por determinada moléstia, necessitando de determinado medicamento prescrito por médico, este deve ser fornecido gratuitamente.



O juiz concedeu antecipação de tutela e determinou ao Estado que fornecesse os medicamentos de que necessita o paciente com urgência, em virtude de suas precárias condições de saúde, e, concomitamente, imputou multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais), por eventual descumprimento, sob pena de bloqueio da importância necessária ao mencionado tratamento.



A União interpôs agravo de instrumento contra decisão que concedeu a antecipação de tutela, alegando: ilegitimidade passiva; ilegitimidade ativa do Ministério Público; impossibilidade de imposição de multa ao ente público em decorrência do não-cumprimento de obrigação de fazer; e impossibilidade do sequestro e bloqueio de valores em contas públicas, violação do art. 461, § 5º, Código de Processo Civil.



No julgamento do recurso, após discutidos os temas trazidos pelo recorrente, decidiu-se, à unanimidade, pelo improvimento do agravo de instrumento.


———————————————————————————————————————————————–



Diante da decisão proferida pelo tribunal na situação hipotética apresentada acima, redija, na condição de advogado da União, o recurso que entender cabível, alegando toda matéria de direito material e processual pertinente, observando que a peça elaborada contenha todos os requisitos legais.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Processual Civil
BancaCebraspe (Cespe)

Redija um texto dissertativo, devidamente fundamentado na jurisprudência do STJ, em resposta aos seguintes questionamentos.

1 – É cabível a condenação ao pagamento de honorários advocatícios em exceção de pré-executividade acolhida para extinguir a execução fiscal, ante o reconhecimento da prescrição intercorrente? Quais princípios fundamentam o entendimento do STJ acerca desse assunto? [valor: 22,60 pontos]

2 – Na hipótese de ocorrer o protesto cambiário e, posteriormente, ser proposta ação declaratória de inexigibilidade do mesmo débito objeto do protesto na qual se faça a citação processual, como se configurará a causa interruptiva da prescrição? [valor: 23,00 pontos]

A empresa Alpha S.A. propôs ação contra o estado X, requerendo o não pagamento de tributo estadual, sob a alegação de que a norma que o prevê seria inconstitucional. O Tribunal de Justiça do Estado X considerou, de fato, inconstitucional a norma por afronta ao artigo 150 da Constituição Federal de 1988. O processo transitou em julgado em 15 de setembro de 2017. Contudo, o Plenário do STF considerou a referida norma constitucional, em sede de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida, cujo acórdão foi publicado em 30 de outubro de 2024, em processo que transitou em julgado em 2 de dezembro de 2024.

A partir da situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo aborda…

Um dos problemas enfrentados no processo civil diz respeito à garantia de efetividade dos julgados, notadamente em relação às ações cujo objeto seja o pagamento de uma prestação pecuniária.

Nesse contexto, parte dos doutrinadores contemporâneos têm defendido o uso de medidas executórias atípicas como meio de garantir o resultado prático do processo.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das medidas executórias atípicas no âmbito da execução por quantia certa, atendendo ao que se pede a seguir.

1 Explique o que são as medidas executórias atípicas, indicando seu fundamento legal. [valor: 0,30 ponto]

2 Apresente dois exemplos dessas…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários