As sociedades periféricas mundiais produziram. historicamente, a inserção da violência no cerne do espaço social em que se situa a organização policial. No caso brasileiro é possível discutir em que medida a violência gera uma particularidade do oficio policial além do exercicio da violência física legitima e de ações visando à sedimentação de um bem estar da coletividade. nesse oficio está contida a virtualidade da violencia fisica ilegitima enquanto pratica social, O que implica a possibilidade de excesso de poder.
(Adaptado de TAVARES DOS SANTOS. Jose Vicente.
A arma e a flor: formação da organização policial, consenso e violência. Tempo Social USP São Paulo. 9(1): 155- 1167. maio de 1997,)
Para enfrentar tal situação paradoxal é necessário oportunizar ao policial uma formação o que o capacite ao exercício de sua função.
Pois bem. a partir das informações que você possui e do texto acima, analise essa questão. propondo, em seu texto. formas de aferir mais qualidade à formação do policial e apresentando argumentos que fundamentem como isso beneficiaria não só ao trabalhador da polícia, mas a todos os cidadãos.
Construa sua redação utilizando um exemplo que ilustre. expondo seu ponto de vista com proposições que li sustentem.
Estarão sob avaliação :a coerência e a coesão do texto. a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa e o desenvolvimento de uma argumentação consistente em tomo do lema proposto.
Sua dissertação deverá ter. no mínimo. 30 e no máximo, 50 linhas. Utilize lápis apenas no rascunho a versão final do seu texto deverá ser escrita a caneta, na folha própria para a redação. com letra legível. de tamanho regular. Não copie trechos dos textos desta proposta sob pena de ter sua redação invalidada