Leia, com atenção, o texto a seguir.
Estudos apontam que a Bacia Hidrográfica do Rio Descoberto, localizada na porção ocidental do Distrito Federal (DF), tem passado por um processo intenso de degradação ambiental nos últimos anos.
De acordo com Bicalho (2006), a problemática dessa bacia, localizada entre as Regiões Administrativas de Brazlândia (RA IV) e Ceilândia (RA IX) e nos municípios de Águas Lindas de Goiás e Padre Bernardo, no estado de Goiás, existe em decorrência da ocupação intensiva e diversificada do solo e da falta de planejamento, que leva ao surgimento de parcelamentos, assentamentos, loteamentos, condomínios, invasões, além da prática de agricultura, pecuária e extrativismo mineral (terra, areia e brita), sem que as medidas necessárias sejam tomadas para a manutenção da preservação do solo.
Releva notar que o Rio Descoberto, principal curso de água da referida bacia, é o maior manancial de abastecimento do DF, contribuindo com aproximadamente 99% da produção do principal sistema de abastecimento público de água da região. A área de influência desse rio é extensa e possui uma forte ocupação humana, responsável por gerar pressões sobre o Sistema Integrado do Rio Descoberto, que abastece cerca de 65% da população do DF (ADASA, 2012 apud ALMEIDA, 2013).
ALMEIDA, H. J. de. Análise da formação de pluma de sedimentos do Lago Descoberto a partir de dados
orbitais. 27 f. Monografia (Engenharia Ambiental) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
BICALHO, C. C. Estudo do transporte de sedimentos em suspensão na bacia do Rio Descoberto. 123 p. Dissertação
(Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo com o tema “manejo de bacias hidrográficas”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) conservação e preservação ambiental;
b) desenvolvimento sustentável;
c) conflitos de usuários de recursos hídricos;
d) gestão descentralizada de recursos hídricos.