- a definição de carga monofásica e de carga trifásica em sistemas de energia elétrica;
- dois tipos de ligação de carga trifásica, mencionando as relações entre corrente de linha e de fase nesses tipos de ligação;
- os quatro tipos de curto-circuito a que as cargas estão sujeitas;
- o tipo de curto-circuito que ocorre com maior frequência em sistemas de energia elétrica de alta tensão e como ele ocorre.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A eficiência energética em instalações elétricas pressupõe o uso racional e otimizado da energia, com o objetivo de minimizar o consumo e as perdas, sem comprometer a qualidade ou o desempenho, reduzindo, assim, os custos operacionais e os impactos ambientais. Entre as ações possíveis de melhora da eficiência energética, destaca-se a correção de fator de potência, que visa reduzir a quantidade de potência reativa fornecida pela rede às instalações elétricas.
Considerando que as informações acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo apresentando o conceito de fator de potência [valor: 4,00 pontos] e explicando a relação entre o fator de potência e os custos com o con…
A fim de se aprimorar a eficiência energética e de se reduzir o faturamento das instalações elétricas industriais, diferentes estratégias podem ser adotadas, como, por exemplo, a substituição de equipamentos de baixo rendimento, a conexão de unidades de geração de energia elétrica com fontes renováveis e, inclusive, a alteração da mudança da rotina operacional. Nesse sentido, uma das opções mais bem aceitas é a instalação de bancos de capacitores, pois eles atuam diretamente no aumento do fator de potência da instalação. Uma opção alternativa para esta finalidade é a inclusão de motores síncronos, capazes de contribuir positivamente no quesito da potência reativa, além de permitir o acioname…
A empresa XYZ foi contratada para realizar o retrofit das instalações elétricas de uma edificação. O fiscal técnico do contrato, em vistoria de rotina, identificou que a empresa instalara os circuitos que alimentam aparelhos de ar-condicionado no quadro de distribuição A, enquanto os circuitos de tomadas de força e iluminação foram instalados no quadro de distribuição B.
Nos circuitos dos aparelhos de ar-condicionado, foram instalados disjuntores classe B e, nos circuitos de tomada de força, disjuntores classe C.
O eletricista, a fim de economizar material, passou 2 circuitos de tomadas, cada um com condutores de 2,5 mm² e um de ar-condicionado, com condutor de 16 mm², no mesmo eletroduto em…



