sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q95828 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2006
Órgao: CL DF - Câmara Legislativa do Distrito Federal
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

As relações pessoais na escola e a avaliação
 
Os procedimentos de avaliação são um precioso e imprescindível elemento para conhecer o que o sistema educativo, desde o estabelecimento de políticas públicas até a realidade das classes, pretende e obtém de seus alunos. Discutir e analisar a avaliação é uma das melhores formas de entender o que acontece na escola.

As condições em que o ensino vai ocorrer, os problemas práticos e organizacionais obviamente afetam as intenções expressas nos projetos curriculares dos quais fazem parte o conteúdo a ser ensinado, as modalidades didáticas escolhidas, os recursos de apoio necessários e os processos de avaliação.

No cotidiano escolar, considerando-se a classe como um grupo social, dependendo da concepção de escola, do currículo estabelecido e do estilo do ensino, é possível identificar várias vias de comunicação e relacionamento entre professor e alunos que estão no centro desse conjunto, para os quais devem convergir todas as decisões e atividades do sistema escolar.
 
Myriam Krasilchik. As relações pessoais na escola e a avaliação. In: A. D. Castro e A. M. P. Carvalho (orgs.). Ensinar a ensinar:
didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001, cap. 9, p. 165-95 (com adaptações).
 
Considerando que as idéias apresentadas no fragmento de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo que aborde o tema avaliação do processo ensino-aprendizagem, enfocando necessariamente os aspectos a seguir:

►    conceito de avaliação no processo ensino-aprendizagem;

►    relação professor-aluno diante da avaliação;

►    funções da avaliação;

►    formas de avaliação;

►    avanços na maneira de avaliar o processo de aprendizagem.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaCebraspe (Cespe)

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.

O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …

Um pedagogo foi contratado para elaborar uma proposta de projeto de curso para a formação de educadores sociais na área dos direitos da infância e da juventude, tendo recebido as seguintes orientações:

    • o propósito do curso é capacitar educadores sociais para o exercício de suas funções;
    • o curso deverá ser realizado na modalidade à distância, com carga horária total de 60 horas;
    • o curso deverá ser realizado por meio de um dos seguintes modelos de desenho autoinstrucional: MOOC (massive open online courses — em português, cursos online, abertos e massivos) ou trilhas de aprendizagem;
    • os recursos pedagógicos que poderão ser utilizados são: videoaulas, podcasts, textos ou pesquisas;
    • para o de…

A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.

1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]

2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].

3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários