As condições em que o ensino vai ocorrer, os problemas práticos e organizacionais obviamente afetam as intenções expressas nos projetos curriculares dos quais fazem parte o conteúdo a ser ensinado, as modalidades didáticas escolhidas, os recursos de apoio necessários e os processos de avaliação.
No cotidiano escolar, considerando-se a classe como um grupo social, dependendo da concepção de escola, do currículo estabelecido e do estilo do ensino, é possível identificar várias vias de comunicação e relacionamento entre professor e alunos que estão no centro desse conjunto, para os quais devem convergir todas as decisões e atividades do sistema escolar.
► conceito de avaliação no processo ensino-aprendizagem;
► relação professor-aluno diante da avaliação;
► funções da avaliação;
► formas de avaliação;
► avanços na maneira de avaliar o processo de aprendizagem.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …
Um pedagogo foi contratado para elaborar uma proposta de projeto de curso para a formação de educadores sociais na área dos direitos da infância e da juventude, tendo recebido as seguintes orientações:
-
- o propósito do curso é capacitar educadores sociais para o exercício de suas funções;
- o curso deverá ser realizado na modalidade à distância, com carga horária total de 60 horas;
- o curso deverá ser realizado por meio de um dos seguintes modelos de desenho autoinstrucional: MOOC (massive open online courses — em português, cursos online, abertos e massivos) ou trilhas de aprendizagem;
- os recursos pedagógicos que poderão ser utilizados são: videoaulas, podcasts, textos ou pesquisas;
- para o de…
A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]
2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].
3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…



