- contextualização histórica dos modos de transporte para o desenvolvimento do país;
- problemas na logística de transporte;
- <políticas de governo atuais para o setor.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No dia 2/10/2017, no decorrer de uma fiscalização de trânsito, foi constatado que o condutor de um veículo, legalmente habilitado, trafegava em via pública em visível estado de embriaguez, comprovado mediante utilização de bafômetro que acusou concentração superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue. Na ocasião, uma testemunha afirmou que o condutor, antes da abordagem, realizara manobras perigosas no curso da via, colocando em risco a segurança viária e expondo a dano potencial a incolumidade de outrem. Apresentados o condutor do veículo e a referida testemunha à autoridade policial competente, foi adotado o procedimento legal cabível e os autos, após concluídos, foram remetido…
A empresa X, concessionária de serviço de transporte ferroviário de cargas, apresentou à ANTT uma proposta de aplicar inteligência artificial (IA) no monitoramento da sua frota ferroviária, com o objetivo de aprimorar a gestão de rotas, minimizar custos operacionais e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. A proposta prevê um experimento que consistirá na implementação de dispositivos de rastreamento e sensores de locomotiva, que farão a coleta de dados em tempo real sobre localização, condições da carga, consumo de combustível, entre outros aspectos. A IA será empregada para analisar esses dados, identificar padrões e prever demandas, visando à redução de custos operacionais, à otimi…

O gráfico anterior mostra a evolução das mortes por acidente de 1996 a 2013, período que inclui a implementação de legislação de trânsito mais rígida, como o novo CTB em 1998 (Lei n.º 9.503/1997) e a nova lei de consumo zero de álcool de 2008, chamada popularmente de Lei Seca (Lei n.º 11.705/2008).
Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho. Mortes por acidentes de transporte terrestre no Brasil. Texto para Discussão 2212. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, IPEA, 2016 (com adaptações).
A grande inovação e, talvez, mais importante do Código de Trânsito de 1997 foi a apresentação de um capítulo específico sobre os crimes de trânsito, que não existia no código anterior. As sanções pe…



