b) determinar ao referido servidor a devolução dos valores recebidos a título de vencimentos e de quaisquer outros acréscimos no período de exercício do último cargo, para o Município de Araraquara;
c) determinar a instauração de Sindicância Administrativa, objetivando comprovar a irregularidade e aplicar sanções de cunho disciplinar nas pessoas do Procurador-Chefe e do Secretário de Assuntos Jurídicos do Município de Araraquara, consistentes na perda e destituição, respectivamente, do cargo e da função pública por estes exercidos;
d) determinar a instauração de processo de improbidade administrativa, no âmbito do Tribunal de Contas do Estado, objetivando a aplicação das penalidades previstas na Lei 8.429 de 1992 a todos os agentes públicos, direta ou indiretamente envolvidos com a citada irregularidade.
e) encaminhar ofício ao Ministério Público Estadual requisitando a propositura de ação penal pública contra o Prefeito do Município de Araraquara pelo cometimento de crime funcional.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O contrato administrativo é o instrumento jurídico utilizado pela Administração Pública para realizar as contratações dos bens e serviços necessários para a consecução do interesse público.
Podem ser firmados para efetivação de prestações e compras imediatas ou até mesmo por longo período, situação que irá variar de acordo com o objeto da contratação.
O que é fato do príncipe? O que é fato da Administração? Mencione um exemplo de cada.
O Estado, como pessoa jurídica, é um ser intangível. Somente se faz presente no mundo jurídico por meio de seus agentes, pessoas físicas cuja conduta é a ele imputada. O Estado, por si só, não pode causar danos a ninguém. Segundo o direito positivo, o Estado é civilmente responsável pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. Sendo-o, incumbe-lhe reparar os prejuízos causados, mediante obrigação de pagar as devidas indenizações.
José dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo. 32.ª ed. São Paulo: Atlas, 2018 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto anteriormente apresentado tem caráter unicamente motivador, redija uma dissertação acerca da responsabilid…
No que tange ao tema “improbidade administrativa”, considere a atual jurisprudência dos tribunais superiores e discorra sobre: i) a (im)prescritibilidade das ações destinadas à aplicação de sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa; e ii) as regras aplicáveis aos particulares que participam do ato ímprobo.



