sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q92572 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2018
Órgao: PM TO - Polícia Militar do Estado do Tocantins
Cargo: Cadete - PM TO

A-+=
novo
Salvar em caderno (2)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Buscas por sintomas no Google trarão resultados revisados por médicos Google e Einstein ampliam projeto de quadros informativos e incluem painéis sobre métodos contraceptivos
A internet mudou a relação das pessoas com a informação. A um clique de distância, ficou  fácil para todos se informarem sobre um determinado assunto. Na saúde, isso não é diferente, e representa uma em cada 20 pesquisas no Google no mundo. A prática mais natural e comum, no entanto, é a busca por sintomas. A partir de hoje, ao pesquisar por dor no joelho depois da corrida, por exemplo, um painel informativo de doenças relacionadas, tratamentos, entre outros, será apresentado no resultado; todos revisados por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. “Depois da busca por doenças, era natural que passássemos a oferecer às pessoas esse mesmo resultado quando elas procurassem por sintomas, que é muito mais comum,” explica Berthier Ribeiro-Neto, diretor do Centro de Engenharia na América Latina, em Belo Horizonte.
Métodos contraceptivos
Além da busca por sintomas, o Google e o Einstein também apresentam hoje painéis informativos para quando as pessoas buscarem sobre métodos contraceptivos. Da mesma forma, todo conteúdo é revisado por médicos do Einstein e oferecerá às pessoas mais facilidade para navegar e entender melhor as características de cada método. “A busca por informação de qualidade melhora a relação médico-paciente e traz eficiência para a consulta. Nada ainda substitui a consulta médica, mas um paciente ativo e consciente é o que buscamos para ter uma sociedade mais saudável”, destaca o Dr. Sidney Klajner, Presidente do Einstein e médico cirurgião. Ambos os lançamentos ficam disponíveis a partir de hoje para os brasileiros nos dispositivos móveis pelo aplicativo do Google, para Android e para iOS. Os painé is sobre métodos contraceptivos também poderão ser visualizados no desktop.
Disponível em: https://www.einstein.br/noticias/noticia/einstein-google-ampliam-parceria Acesso em: 01/02/2018.
Como tirar proveito das informações de saúde disponíveis na internet e como evitar armadilhas
 COMO ESCOLHER O MÉDICO
– Digite o nome do médico em programas de busca como o Google. Se ele for professor ou pesquisador de alguma universidade, é um bom sinal. Significa que, no mínimo, tem uma boa formação;
– Entre no site http://lattes.cnpq.br e procure o currículo do médico na Plataforma Lattes, a base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Se ele estiver cadastrado, significa que é um pesquisador ativo. É um sinal de que está sempre atualizado. O currículo revela a atividade acadêmica do médico, além de endereço, telefone e e-mail;
– Verifique se o médico está cadastrado no Conselho Regional de Medicina. No site do CRM de São Paulo http://www.cremesp.com.br, é possível fazer isso eletronicamente. É uma forma de se proteger contra os falsos médicos.
POR ONDE NAVEGAR Bons sites sobre saúde
www.drauziovarella.ig.com.br – Artigos e informações sobre diagnóstico de inúmeras doenças. Entrevistas didáticas com especialistas; www.fiocruz.br – Glossário de doenças, reportagens especiais e entrevistas produzidas pela Agência Fiocruz de Notícias;
www.scielo.br – A biblioteca eletrônica mantida pela Fapesp é uma boa ferramenta para encontrar especialistas;
www.inca.gov.br – Informações sobre cada tipo de câncer (diagnóstico, tratamento e prevenção) para o público leigo;
www.cardiol.br – Biblioteca virtual sobre cardiologia, receitas saudáveis e teste do coração
www.webmd.com Site em inglês, traz vídeos sobre doenças, informações sobre tratamentos e reportagens escritas por especialistas.
A web virou uma extensão do consultório
No Brasil, o fenômeno se repete
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78663-5990,00-DR+GOOGLE.html 29/01/2018.
A crescente conectividade propiciada por novas tecnologias permitiu uma maior aproximação e melhor entendimento dos médicos em relação aos pacientes?
Por Claudio Lottenberg
Por conta do aumento da escolaridade da população e do acesso ao manancial inesgotável de informações existente na internet, os pacientes se tornam cada dia mais esclarecidos e, portanto, mais exigentes. Eles reivindicam para si a mesma atenção dedicada pelos médicos aos seus órgãos. É um desafio que vem sendo encarado por instituições de ensino superior mundo afora, com a inclusão de disciplinas específicas em suas grades curriculares.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/o-papel-da-internet-na-relacao-medico-paciente/ Acesso em 28/01/2018.
Entre os maiores perigos de consultar o “Dr. Google” estão se automedicar e pensar que tem uma doença grave
Faça um teste simples: entre no Google e digite “dor nas costas”. Em cerca de 40 segundos, estarão à sua disposição nada menos que 541 mil páginas sobre o assunto. E agora? Onde achar uma informação confiável nesse universo gigantesco de informações? Difícil alguém que nunca tenha tentado resolver ou entender mais sobre um problema de saúde pela internet. Mas cuidado: com a mesma rapidez com que o “Doutor Google” responde às suas dúvidas, pode colocar sua saúde e a de seus familiares em risco. Você pode ser levado a achar que tem uma doença grave, quando o problema não passa de uma virose. Ou o contrário: pesquisa os sintomas e conclui que não é nada sério, que uma pomadinha resolve, ignorando algo que pode ser mais sério do que parece.
Adaptado de: https://www.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/2017/07/veja-seis-riscos-na-hora-de-consultar-o-dr-google-1014084078.html Acesso em 28/01/2018.
A partir da leitura dos textos de apoio e de seus conhecimentos de mundo, elabore um texto dissertativo-argumentativo que exponha sua opinião sobre o tema: “Acesso a informações médicas na internet: efeitos positivos ou negativos na relação médico-paciente?”

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Um aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaInstituto AOCP

TEXTO 1

Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos de pessoas com 60 anos ou mais

O envelhecimento faz parte da vida e sua proteção é um direito social. Com essas palavras, a Lei nº 10.741/2003 sustenta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Tais reconhecimentos fazem parte do Estatuto da Pessoa Idosa. De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemp…

TEXTO 1

O que é “Sustentabilidade” (turismo sustentável)?

Entende-se o Turismo Sustentável como sendo uma orientação geral, e não uma forma de turismo ou um segmento de mercado específico. Ele visa à satisfação das necessidades socioeconômicas nas regiões receptoras e dos visitantes, através do cuidado e do respeito aos aspectos culturais, à integridade dos ambientes naturais e à diversidade biológica, de modo que este patrimônio seja mantido para as gerações futuras.

Adaptado de: https://paineis.turismo.gov.br/sense/app/6c7ee682-c424-4b78-b98a-5bf04e66309f/sheet/5589e238-576d-417c-a1a4-be6ec0087667/state/analysis. Acesso em: 2 dez. 2023.

TEXTO 2

Turismo sustentável

O Turismo Sustentável tem…

Muitas pessoas defendem a ideia de que seria melhor viver em outra época: assim, alguns preferiam viver na pré-história, outros na Antiguidade ou na Idade Média, outros nos tempos coloniais e outros nos tempos modernos, cada um defendendo suas ideias com argumentos que apontam vantagens de um determinado momento.

O tema desta redação está centralizado em uma pergunta: Quais são as vantagens ou desvantagens de você viver na atualidade?

Expresse sua opinião a respeito num texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, dando especial atenção aos argumentos utilizados na defesa de suas opiniões.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários