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Q91734 | Administração de Recursos Materiais
Banca: IdecanVer cursos
Ano: 2017
Órgao: MS - Ministério da Saúde
Cargo: Administrador

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“Com 20 anos de experiência no mercado de brinquedos e papelaria, a empresa ‘Brincar & Estudar’ atua no comércio varejista e atacadista. A empresa ‘Brincar & Estudar’ possui uma estrutura de administração familiar. Fundada em março de 1996 pelo senhor Batista e sua esposa, senhora Simone, a empresa emprega ainda seus 3 filhos e 3 sobrinhos. Batista é o gerente geral da empresa, no entanto, sua atuação mais específica é no setor de compras. Sua esposa, Simone, cuida da administração de estoques da empresa. Cada filho cuida de uma das 3 lojas situadas no município e os sobrinhos cuidam das vendas no atacado. Nos últimos 5 anos, o número de empresas concorrentes cresceu cerca de 30%, por isso a empresa vem enfrentando queda nas vendas e, consequentemente, na sua lucratividade. As vendas no varejo diminuíram em cerca de 25%, já no atacado a queda foi de 30%. O número de reclamações de seus clientes (atacado) cresceu em cerca de 40%, principalmente por conta do atraso na entrega dos pedidos e por indisponibilidade de alguns itens em estoque. Ao ser questionado por um de seus representantes comerciais qual era a origem das reclamações, senhor Batista respondeu que é em decorrência dos atrasos de seus fornecedores na entrega dos pedidos e por problemas relacionados ao estoque da empresa, que é administrado por sua esposa. Senhor Batista disse que não troca seus fornecedores devido à confiança que deposita neles, uma vez que estes fornecedores são os mesmos desde a fundação da loja. Com relação ao estoque, senhor Batista diz que não interfere no setor administrado por sua esposa. Para enfrentar estes problemas senhor Batista tomou uma decisão por conta própria, nos últimos dois anos elevou em mais de 100% o número de itens comprados para abastecer o seu estoque, assim não faltariam produtos para atendimento ao mercado. Um levantamento realizado por uma consultoria contratada há cerca de um mês, revelou que os níveis de estoque na empresa ‘Brincar & Estudar’ é acima da média do mercado e o giro anual (rotatividade dos estoques) é muito baixo. Batista não permitiu que fossem feitas avaliações no setor de compras, administrado por ele, pois crê que esse não é o foco do problema, no entanto, relatou que seu sistema de compras é bem simples pois os fornecedores são sempre os mesmos e funciona da seguinte forma: Senhor Batista recebe de seus vendedores ou diretamente de sua esposa (Srª. Simone) quais são os itens que estão zerados no estoque, após isso, ele entra em contato com os fornecedores de costume, passa os pedidos e aguarda a entrega (que geralmente varia por conta dos atrasos). Quando a mercadoria chega, senhor Batista assina a nota de entrega sem conferir, pois confia em seus fornecedores, e imediatamente envia os produtos para o estoque, onde os mesmos são armazenados.”
Levando em consideração a situação hipotética apresentada, a importância da administração compras e da gestão de estoques para as empresas, proponha
1. ferramentas que possam ser implementadas para a melhoria da gestão de estoques da empresa, e
2. procedimentos que devem ser implementados para a melhoria da gestão de compras da empresa.
3. Relate acerca do relacionamento da empresa com seus fornecedores se está adequado ou não. E, ainda, se a
4. decisão tomada pelo senhor Batista, que elevou em 100% o nível de estoques nos últimos dois anos, foi acertada.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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