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Q90845 | Gestão de Projetos (PMBOK)
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2015
Órgao: TELEBRAS - Telecomunicações Brasileiras S.A.

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A necessidade contínua de melhoria no desempenho dos projetos executados levam as organizações a buscarem dispositivos que garantam que seus projetos sigam seu ciclo de vida dentro dos padrões estabelecidos de custo, prazo, qualidade, entre outros, conforme seu escopo preliminar.
Quando a organização tem um grande número de projetos para realizar, ou quando realiza projetos regularmente, surge a necessidade de se criar uma unidade para cuidar de todos os projetos. Essa unidade, chamada de PMO (Project Management Office) ou de Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), existe tanto nas empresas orientadas para projetos quanto nas empresas que trabalham com produtos e serviços, mas que desenvolvem muitos projetos internos de aprimoramento de processos.
O PMO, ou o EGP, tem o intuito de ser o ponto de referência para stakeholders, gerentes de projetos e também para o time do projeto, sendo ele o local onde os projetos se realizam no papel, de modo a garantir o armazenamento e distribuição das informações inerentes ao projeto; disponibilizar recursos, ferramentas e técnicas necessárias para desenvolvimento desses projetos; e ser um estaleiro de conhecimento. O EGP tem também a função de realizar treinamento e aperfeiçoamento da equipe do projeto, e promove, assim, um melhor desempenho no desenvolvimento de soluções para as organizações.
Antônio César Amaru Maximiano. Administração de projetos:
como transformar ideias em resultados. 4.ª ed. São Paulo: Atlas, 2010 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter unicamente motivador e que o papel específico do EGP em uma organização seja desempenhado em três níveis, com responsabilidades crescentes do primeiro para o terceiro, redija um texto dissertativo a respeito das características e principais funções de cada um desses níveis. [valor: 38,00 pontos, sendo 12,00 pontos para o nível 1, 12,00 pontos para o nível 2 e 14,00 pontos para o nível 3]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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