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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q90426 | Pedagogia
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2019
Órgao: Pref Campinas - Prefeitura Municipal de Campinas

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Leia os textos.
 
Texto 01
 
Discussão antiga e polêmica, o ensino domiciliar (homeschooling) voltou à agenda do dia com o Projeto de Lei (PL) assinado pelo Presidente Bolsonaro na cerimônia dos 100 dias de governo e submetido à Câmara dos Deputados. Registrado sob o nº 2.401/2019, o PL de iniciativa do Poder Executivo dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar no âmbito da educação básica e altera dispositivos da LDB e do ECA para permiti-lo. Ele prevê que os pais ou responsáveis legais têm prioridade de direito na escolha do tipo de instrução que será ministrada aos seus filhos e plena liberdade de opção entre a educação escolar e a domiciliar.
 
A opção pela Educação Domiciliar deverá ser efetuada, formalmente, por meio de uma plataforma virtual do Ministério da Educação (MEC), a ser criada no prazo de até 150 dias contados da data de publicação da lei. O processo de cadastramento, que deverá ser feito preferencialmente de dezembro a fevereiro, observará um regulamento específico.
 
(Alessandra Gotti. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17020/ educacao-domiciliar-os-pais-podem-optar-por-substituir-a-escola-no-brasil. Publicado em: 22.04.2019. Acesso em: 19.06.2019. Adaptado)
 
 
Texto 02
 
Os contrários à liberação do ensino domiciliar defendem que a convivência social com grupos variados e a interação com opiniões diferentes proporcionadas pelo ambiente escolar são de grande importância e não são necessariamente garantidas pelos responsáveis que optam pelo homeschooling. Competências como falar em público, trabalhar colaborativamente e ter empatia para lidar com pontos de vista conflitantes também seriam prejudicadas nessa modalidade. Alguns especialistas ainda apontam a importância da escola em identificar comportamentos de risco dentro dos ambientes familiares, como abuso sexual, violência doméstica e exploração. Há ainda uma crítica de que apenas as famílias com um poder aquisitivo mais alto poderiam optar pela educação domiciliar, já que ela pressupõe disponibilidade dos responsáveis para guiar os estudos em casa e domínio dos conteúdos a serem ministrados ou ainda condições financeiras para bancar professores particulares.
 
Como a prática é motivada por diferentes fatores, há diferentes argumentos entre os grupos favoráveis ao homeschooling. Alguns manifestam preocupação com assédio moral, bullying e insegurança nas escolas e colocam que o ambiente familiar proporcionaria maior segurança e menor sofrimento emocional ou mesmo físico. Há ainda os que buscam resguardar as crianças moralmente da escola por questões religiosas ou crenças pessoais. Outras famílias alegam insatisfação com o ambiente escolar e acreditam que em casa poderiam proporcionar melhores resultados acadêmicos por meio da maior flexibilidade do tempo, do planejamento de conteúdos e do acompanhamento individual, maior atenção aos problemas de aprendizagem e acompanhamento do desenvolvimento escolar mais próximo.
 
(Folha de S.Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/02/ veja-perguntas-e-respostas-sobre-o-homeschooling-ou-educacao-domiciliar.shtml. Publicado em: 14.02.2019. Acesso em: 19.06.2019. Adaptado)
 
 
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o seguinte tema:
 
 
A substituição do ensino escolar pela educação domiciliar traz mais benefícios para as crianças?

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MatériaPedagogia
BancaVunesp
(…) a vida na Educação Infantil explicita uma concepção curricular; mas a vida não é o currículo, enquanto organização e sistematização de intenções educacionais e pedagógicas, não pode dar conta do excesso de sentidos, do invisível que há no viver cotidiano (…)
(Orientação Normativa nº 01)
Explique, de acordo com a bibliografia do concurso, o currículo na educação infantil, bem como a relação do trabalho do professor com o Projeto Político-Pedagógico.
De acordo com a Orientação Normativa nº 01: “As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte”.
Considerando essa premissa, defina de que modo configura-se o conceito de criança/infância nos dias atuais.
A brincadeira proporciona diversos benefícios estimulando capacidades como a memória, a atenção e a imaginação. Por isso, é importante ter intencionalidade no uso de cada espaço e material pedagógico para tornar enriquecedoras as experiências e vivências dos pequenos. Cite e descreva quatro possibilidades de atividades organizadas no espaço das figuras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e o direito ao brinquedo e à brincadeira.

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