Em uma situação como essa, deve-se avaliar cada sistema legado da universidade com base em duas visões: uma de negócio e uma técnica. Na visão de negócio, deve-se avaliar se o negócio realmente necessita do sistema legado. Por exemplo, verificar a frequência de utilização do sistema legado de gestão de recursos humanos pelo Departamento do Pessoal da universidade, ou mesmo avaliar se as saídas produzidas por esse sistema podem ser obtidas por outros meios, ou se elas são consideradas confiáveis pelos funcionários do referido departamento.
Já sob a visão técnica, deve-se avaliar a qualidade do software do sistema legado, assim como o apoio de software e hardware envolvidos no sistema. Por exemplo, verificar a disponibilidade e atualidade da documentação do software, avaliar se a equipe disponível no setor de TI tem as devidas habilidades para manter o software, ou mesmo considerar a obsolescência, o desempenho e o índice de falhas do hardware de apoio do sistema legado.
O passo seguinte envolve, para cada sistema legado, a combinação de seu valor de negócio com a sua qualidade técnica, para fundamentar a decisão sobre o que deve ser realizado com o sistema legado.
Baseado no cenário descrito, solicita-se ao candidato que apresente uma estratégia de avaliação dos sistemas legados da universidade, que deve se basear na combinação do valor de negócio (alto e baixo) do sistema legado com a qualidade técnica (alta e baixa) do mesmo. Como resultado dessa combinação de valores, o candidato deve descrever e justificar quando seria aplicável a tomada de decisão para cada uma das situações a seguir:
• aposentadoria ou descarte de um sistema legado;
• manutenção regular de um sistema legado;
• reengenharia de um sistema legado;
• substituição (total ou parcial) de um sistema legado por um novo sistema.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em uma situação como essa, deve-se avaliar cada sistema legado da universidade com base em duas visões: uma de negócio e uma técnica. Na visão de negócio, deve-se avaliar se o negócio realmente necessita do sistema legado…
Atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) está totalmente integrada às atividades das pessoas e das organizações. Assim, uma administração pública moderna necessita de uma postura proativa em relação aos recursos de TI, com foco na entrega de valor ao cidadão. Nesse contexto, encontramos a disciplina de Gerenciamento de Serviços de TI (IT Service Management – ITSM), que constitui um conjunto de práticas para gerenciar os serviços de TI alinhado com os objetivos organizacionais e as necessidades dos clientes. A biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), por sua vez, reúne as melhores práticas de ITSM há mais de quarenta anos.
Diante do exposto, descreva as quatro dimen…
As práticas de melhoria de processo de software são uma das formas de garantir a qualidade do produto de software. Normas como o MPS-BR, que são condizentes com outras normas internacionais de melhoria de processo como o CMMI, estabelecem níveis para classificar as empresas quanto à maturidade de seus processos. Neste sentido, em conformidade com o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW – Guia Geral: 2023), o(a) candidato(a) deve mencionar o que se espera do nível F, citar o nome e discorrer sobre cada um dos processos que tem início no nível F e os que já são iniciados em nível(is) anterior(es).



