- como a análise de variância pode ser usada para avaliar a qualidade de ajuste de um modelo de regressão;
- como um modelo de análise de variância pode ser escrito como uma regressão linear;
- como os resultados do modelo de regressão podem ser usados para construir uma tabela de análise de variância.
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Questões Relacionadas
Um pesquisador deseja investigar o efeito de três dietas no ganho de peso de ratos de laboratório, dispondo de 18 ratinhos em condições semelhantes (idade, peso e linhagem).
Com base nessas informações, responda as questões que seguem.
A) Como você planejaria esse experimento? Qual a variável resposta considerada e como essa variável será medida? [Valor: 10,00 pontos]
B) Que hipótese você testaria para solucionar o problema do pesquisador? [Valor: 8,50 pontos]
C) Descreva com detalhes os passos que você deveria cumprir para dar uma resposta confiável ao pesquisador, ou seja, para testar a hipótese do item B. [Valor: 10,00 pontos]
A figura acima mostra o resultado de um estudo hipotético que relaciona o logaritmo da renda mensal e a quantidade semanal de horas trabalhadas de 200 pessoas. Além da dispersão dos pontos, essa figura mostra a reta ajustada pelo modelo de regressão linear simples, e a região sombreada representa o intervalo de 99% para a reta ajustada.
Considerando as informações e a figura anteriores, redija um texto dissertativo acerca das diferenças entre intervalo de confiança para a reta de regressão linear simples e intervalo de predição. Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, o que se pede a seguir.
1 Diferencie intervalo de predição e intervalo de confiança. [valor: 3,50 pontos]
2 Defina o …
Uma indústria automobilística está lançando um novo veículo e, com base em experiências anteriores, ela acredita que o novo produto terá um enorme potencial de aceitação no mercado. De acordo com o departamento de marketing da empresa, para incentivar o consumidor, o produto deveria ser lançado com desconto. O departamento financeiro, por sua vez, discordou da iniciativa do marketing, sob o argumento de que, a partir de evidências da teoria da economia comportamental, o lançamento do produto abaixo do preço de referência poderia levar à ideia de que o produto apresentaria baixa qualidade, e o efeito final seria uma baixa aceitação do produto. Tendo em vista que a empresa atua em vários merca…



